quinta-feira, 29 de abril de 2010

Baterá levemente?

Batentes! Objectos que me fascinam. Como não os posso ter fisicamente, fotografo-os e, quando chego a casa e vejo as fotos surpreendo-me por vezes com os pormenores de muitos deles.Porque será que todos eles representam mãos femininas muito delicadas? Serão efectivamente as mãos femininas mais belas?Ou será que se espera que uma mão feminina induza a um bater de porta mais delicado?

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mais um frasco de perfume. Hesitei antes de o comprar! Destoa um pouco do género de frascos que colecciono.Mas como o preço era razoável decidi-me pela compra e hoje não estou nada arrependida. Acho-o muito bonito, e elegante.Não tenho a certeza quanto à marca que é representada por uma espécie de coroa e por dentro um A.

domingo, 25 de abril de 2010

Procurando o caminho

Esperei longos minutos para conseguir que nenhuma pessoa passasse pela minha frente, para fotografar este vitral. Quando pensava que já tinha conseguido, um homem postou-se em frente ao vitral tentando ler o mapa com a luz que dele emanava.Pacientemente voltei a esperar e de tanto olhar, pensei que aquele vulto poderia dar outro sentido à fotografia.Fiz a foto e gosto dela.

Vitral colorido

Adoro vitrais! E quando penso na arte, na técnica, precisão e paciência para executar tal técnica não posso deixar de me espantar. Quando entro numa igreja é das primeiras coisas que procuro. A luz que filtram é única. A minha máquina e a minha técnica não me permitem conseguir fotos com mais qualidade, mas mesmo assim deixo hoje aqui dois vitrais da Mesquita de Córodoba, que achei belíssimos.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sardinheiras

Uma das minhas sardinheiras. Pensei que não "rebentaria", depois do rigoroso inverno. Engano meu!!! E foi comprada numa grande superfície....

Cancelas

As cancelas rurais têm um encanto que não sei explicar. Falta-me, certamente a veia poética,para tal. Mas fascinam-me pelos materiais toscos utilizados com sabedoria, e quantas vezes com elegância e pela capacidade dos seus construtores em reinventar. Estas, são as que mais gosto e são especialmente para a Isa, que tal como eu, também encontra encanto numa série de coisas e desata a fotografar :)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nó de marinheiro

Tive a minha primeira máquina fotográfica no dia em que fiz 17 anos! Quem ma dera ter hoje!Dentro de um estojo preto, era pesada e grande!! :) Mais tarde, ofereceram-me o flash, que era um corpo autónomo que encaixava na máquina.Já a recebi com o rolo colocado!As primeiras e únicas aulas de fotografia deu-mas o meu pai. Dizia-me ele, "o fotógrafo fica sempre de costas para a luz". Nunca mais parei de me interessar pela fotografia, tive até o privilégio de ser a fotógrafa do casamento do meu irmão:).Agora com as fotografias digitais tudo é mais fácil, e eu continuo com a mania da fotografia. Tenho imensas no meu PC; vou colocar aqui as que mais gosto, as que acho mais bonitas. Começo com estes nós de marinheiro, tirada numa réplica, de uma caravela quinhentista fundeada em Vila do Conde e actualmente um dos maiores simbolos desta cidade que, em tempos teve um dos maiores estaleiros navais do país. Hoje, Vila do Conde, exporta as melhores canoas para a competição de alto nível. Nas Olimpiadas de Pequim, apenas 2 canoistas não usavam canoas fabricadas em Vila do Conde

domingo, 11 de abril de 2010

Frasco de perfume da fábrica Irmãos Stephen


Os vidros da Marinha Grande são outros dos meus interesses.Acho que comecei a gostar destes vidros desde criança, pois em casa dos meus pais havia um serviço de ,copos linha diamante (http://www.upmagazine-tap.com/2009/07/copos-e-jarro-marinha-grande-oculos-luis-porem)/muito bonitos.Escusado será dizer que hoje tenho uns iguais :) Começo hoje a mostrar os meus frascos de perfume. Nem todos são da Marinha Grande e já há algum tempo que esgotaram o espaço na prateleira concebida especialmente para eles, espalhando-se agora um bocadinho por outros sítios. Este, sem dúvida é o mais bonito de todos.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pombas da SECLA

Gosto muito deste par. Primeiro porque os acho muito bonitos, depois porque foram a minha primeira compra on-line. São da fábrica SECLA(não sei se ainda existe).Fico sempre triste quando oiço falar em fábricas a fechar. Temos loiças tão bonitas...nem percebo muito bem porque não nos conseguimos impor no mercado. Sou uma amante das faianças e porcelanas nacionais.Adora a Vista Alegre, SPAL, Rafael Bordalo Pinheiro, SECLA, e tantas outras. Hoje em dia ir a uma feira aqui no Norte até dá dó...Os tradicionais barros,praticamente desapareceram para dar origem a imitações pirosas de outras paragens!!!Um dia destes, quando vos começar a mostrar a minha "colecção" de galos, vou pôr aqui a foto de um galo de Barcelos muito antigo, autêntico, e outro, com uns 10 anos e depois verão como é fácil descobrir as diferenças.