quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Trio de porcelana

 O Luís mostrou-nos no seu blog, este lindo bule da Vista Alegre e eu, que anteontem à noite trabalhava no portátil da minha filha, na sala, quando o vi,  bastou-me erguer os olhos para dar de caras com um bule meu,  parecendo-me de imediato haver semelhanças no formato das peças. Fui buscá-lo, ampliei a foto do bule do Luís, e assim com os dois, "lado a lado",confirmei a minha primeira impressão. Apesar da decoração bem distinta, a forma é a mesma! 
  Repare-se na asa, no gomado do corpo, nos filetes a ouro, e até nos três pontinhos dourados que decoram o bico.

Como já conhecia alguns bules da Vista Alegre com este formato, ( tenho um, mais pequeno, marcado a azul), quando vi este trio de peças que formaram em tempos um serviço de chá, associei-as de imediato a esta fábrica, não deixando, no entanto,  de estranhar a decoração.
No açucareiro, podemos ver melhor,  pormenores desta decoração, formada essencialmente por pequenas folhas douradas e enrolamentos alaranjados.
Não acho que este tipo de desenho, conjugado com esta cor, seja da caraterístico da VA e considerando a opinião do Luís sobre o conservadorismo desta fábrica no que se refere à decoração das suas peças, estas, terão origem  numa outra qualquer, que não a da Vista Alegre..

 
No entanto, é inegável que o formato deste trio é igual às muitas peças  marcadas da Vista Alegre, portanto o que pensar? 

Conjuntamente com estas três peças e porque faziam parte do mesmo lote, comprei um pires e uma chávena de chá. Esta última peça, não faz obviamente parte do serviço, e parece-me de fabrico inglês e com o formato London Shape.   

Poderão encontrar belos exemplares e muita informação deste modelo, aqui, no blog da Maria Andrade

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Covilhete

Mostro hoje uma peça em faiança, decorada a azul, e que, apesar de marcada, não consigo identificar a sua origem.
Trata-se de uma covilhete comprada on-line, e que, apresenta uma marca, que me parecia ser da Fábrica de  Darque em Viana do Castelo. Esta fábrica utilizou uma grande variedade de marcas, em que a letra V está sempre presente, variando na forma e na cor em que é pintada, na espessura do traço, e,  sendo muitas vezes acompanhada de símbolos. Esta marca intriga-me e das pesquisas que fiz  (cheguei a contar setenta  e tal no Dicionário Marcas de Faiança e Porcelana de Portugal), não apareceu nenhuma igual ou semelhante a esta.  Acho curiosa a disposição  das letras, que para além do que eu julgo ser um V, terá ainda a letra U. Mas, ocorreu-me agora de repente ,que o  V, afinal,  poderá ser um Y!!
 

Quanto à decoração, apesar de   bonita,  acho-a  trapalhona. Parece que  o motivo escolhido é muito  grande para a dimensão da peça, ou então, que foram usados pincéis demasiado grossos.Para além disso,  não  identifico estes motivos com os usados pela  Fábrica de Viana. 

A árvore que se vê à  direita e da qual  mostro um pormenor em baixo, aumenta a minha desconfiança quanto à possível origem Vianense desta  peça, fazendo-me antes lembrar, as árvores  que se podem ver em algumas decorações do cantão popular, como por exemplo, nestas travessas que o Luís nos mostrou há já uns tempos.

Nesta última fotografia, mais um pormenor, desta vez do centro da peça e que parece representar uma paisagem com um rio ou lago. Acho pouco comum a representação da árvore da esquerda e se alguém conseguir identificar o "borrão" entre as duas árvores, por favor diga :) A mim já me pareceu uma borboleta, mas, poderei estar influenciada pelos  muitos desenhos e pinturas infantis que vejo; por outro lado, o tema "borboleta", não seria muito frequente na decoração deste tipo de loiça.