sábado, 24 de dezembro de 2011

Boas festas

A todos os seguidores e comentadores do meu blogue especialmente aos que  me  mimam com  os seus assíduos e generosos comentários  desejo um bom Natal e, para contrariar o que por aí se prevê, que o   novo ano seja cheio de prosperidades e que a alegria e saúde nunca nos faltem.
Um dente-de-leão do  meu jardim, que fotografado em modo macro, parece formado por  estrelas,  bem mais bonitas que todas as plásticas e sonoras que vemos por aí.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Porta, janelas e... verde

Algumas fotografias dos meus álbuns. 

A esta primeira, tirada em 2008 dei-lhe na altura, o título de "Sombra do presente, em porta do passado". Atraiu a minha atenção, a sombra do pinheiro  projetada na velha  porta e as diferentes texturas que fazem parte do conjunto.

 
Esta segunda foto foi tirada em Lamego, a uma casa do degradado bairro da Ponte,  local em que  se começa  a descer em direção ao rio Balsemão.
Gostei da  chapa ondulada  pintada de azul e do friso castanho.A  floreira completa o conjunto, justifica o clique e fez-me pensar que a beleza se pode encontrar nos sítios mais inesperados.

Há um ano atrás, durante uma caminhada no Parque Nacional  da Peneda Gerês. Gosto do verde constante da vegetação e do musgo, (talvez reminiscências de uma infância passada a mil metros de altitude  e rodeada de vegetação luxuriante) que me fazem discordar de Miguel Torga que considerava  o Minho demasiado verde e monótono.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Chávena de café

Aproveitando a folga deste feriado (dizem que o último neste dia), mostro uma chávena de café que acho bonita.
É feita  numa porcelana muito fina, leve, translúcida,apresenta um ligeiro relevo e penso que corresponde ao que  normalmente se designa por "porcelana casca de ovo". 
A decoração principal, um motivo vegetalista muito suave que não consigo identificar, "abraça" a chávena, com a representação de um ramo onde poisam vários pássaros, que a mim, que nada sei sobre aves, me parecem pardais.



Nesta fotografia do primeiro grupo de pardais, que fotografei em modo macro, pode-se perceber que nos contornos foi usada uma técnica de pintura que eu suponho designar-se por "ponteado". Olhando para a chávena, não se consegue perceber este pormenor.

O último grupo de pássaros, termina já quase junto à asa, que é muito bonita no seu estilo rendilhado.
A chávena não está marcada, mas parece-me antiga.Esqueci-me de referir, que tanto a chávena como o pires, estão debruadas a dourado e foram comprados à já minha amiga, D. Isabel, da Casa do Assade em Grimancelos.
Contando ter uma próxima semana mais suave,e portanto ser mais assídua afastando o pó do meu blogg :) desejo-vos um bom fim de semana.