quinta-feira, 11 de abril de 2013

O Cantão Popular mais uma vez


Cá estão os dois pratos de que falei outro dia no "Arte, livros e velharias" , a propósito deste  post. Tal como disse na altura, acho este meu prato muito idêntico ao primeiro que a Maria Andrade  mostrou, sendo a principal diferença  a decoração central  menos cheia que o meu prato apresenta. A aba não oferece dúvidas é igual.
O segundo prato, que eu considero muito diferente do habitual, mantém a decoração central "roubada" ao Cantão Popular, faltando-lhe no entanto,  alguns dos  elementos que caraterizam este motivo. Na  decoração da aba, para além do invulgar  elemento decorativo enquanto falamos deste tipo de faiança, foi usada uma técnica mista, que eu creio ser uma  designada por stencil e a outra por esponjado. É este jogo das diferenças e semelhanças que torna estas faianças tão apaixonantes.
Deveria ficar por aqui mas não resisto em mostrar mais um exemplar também ele uma variante interessante do Cantão Popular. Estava à venda no chão por uma ninharia e trouxe-o comigo, apesar de partido e colado com uma cola inapropriada. Não sei muito bem o que se pretendeu representar com aquelas bolas azuis por cima das nuvens e que a mim me sugerem foguetes :) Acho também  curioso, o facto da árvore aparecer do lado esquerdo do prato.