quarta-feira, 15 de maio de 2013

Azulejos com motivos vegetalistas. Braga

Mais uma fachada, desta vez em Braga, no atual Largo de Santiago, local antigo, que  na época era designado por rua de São Tiago  e que aparece já referenciado no manuscrito de 1750,  " Mapa das ruas de Braga", da autoria do padre Ricardo da Rocha. A título  de curiosidade diga-se que este mapa surge da incumbência, por parte do Cónego Francisco Pacheco Pereira, Provisor do Arcebispado, com o objetivo de localizar e identificar as casas foreiras ao cabido, numa tentativa de inverter a grave crise económica e financeira que se vivia  e que, segundo alguns, terá sido resultante de uma negligente administração dos bens, por parte do cabido da Sé de Braga.

Claro, que a casa que mostro hoje é bem mais recente, talvez do primeiro quartel do século XX e está revestida com uns azulejos, bonitos, muito bonitos, diferentes do comum, mas que curiosamente, vistos ao longe, não criam impacto visual. É daqueles edifícios que, seguramente, não será muito fotografado por turistas.
O certo é que ainda ao longe, achei-lhes qualquer coisa de diferente e resolvi atravessar o largo para os ver mais de perto. Para minha grande surpresa encantei-me com eles :) Esta sucessão de arcos, folhagem,  linhas curvas e a sua policromia dão-lhe um ar muito gracioso e diferente.Há qualquer coisa neste padrão vegetalista que me remete para os desenhos dos tecidos indianos. A pintura irregular e aguada, do cor de rosa dos arcos podem ser indicadores de uma produção ainda  pouco industrializada. Mas, sobre estas  questões técnicas não me pronuncio.
Em baixo, um pormenor do aro que envolve as portas. Descobri há pouco tempo  quão harmónicos são estes acabamentos dos azulejos com as guias de granito.

Pormenor da faixa que remata todo o  trabalho de revestimento

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Azulejos Arte Nova - Casa Verde - Vila Nova de Cerveira


Para iniciar a série sobre azulejos de fachada mostro hoje uma casa de Vila Nova de Cerveira, terra raiana muito bem preservada e com uma série de edifícios muito interessantes do ponto de vista arquitetónico e histórico.
Esta casa, conhecida como a Casa Verde é uma construção apalaçada de estilo brasileiro e  talvez  seja dos finais do século XIX. Encontra-se situada na principal praça de Cerveira e beneficiou recentemente de um grande restauro.
Fachada lateral e traseira
Olhei-a um sem número de vezes ao longo dos anos, mas nunca com "olhos de ver"; pareciam-me lisos,  os azulejos de modelo retangular e de bordo facetado, tão comuns na nossa construção. Fiquei admirada quando me apercebi que eram azulejos Arte Nova e em relevo. De longe, não se conseguem perceber estes pormenores. 
No blogue,  "Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiças de Sacavém", para além de um azulejo igual aos que revestem esta casa e que se encontra marcado "Coroa"  e  "Sacavém",  pode-se ainda ver  a reprodução de um catálogo,que mostra um conjunto de azulejos iguais aos do post de hoje. Creio não haver dúvidas quanto à sua origem.
Pormenor do friso
Um grande plano