quarta-feira, 18 de junho de 2014

Um prato francês a fazer lembrar os "nursery plates"

Este prato de faiança francesa que escolhi fotografar rodeado daquilo que já foram os tesouros de um rapazinho é fabrico da extinta fábrica Hyppolite Boulenger & Cie, comummente conhecida na região por “faiencerie  Boulenger”. Fundada em 1804, em Choisy-le-Roi (comuna de Val-de-Marn a escassos quilómetros de Paris) pelos irmãos Paillart, esta fábrica laborou até 1938.
A partir desta data e fruto das convulsões laborais encerrou as suas portas, tendo sido toda a sua atividade transferida para a fábrica Creil-Montereau que, por sua vez, encerrou definitivamente em 1953.
Mas o tema que aqui traz este prato não é de forma alguma a faiança de Choisy-le-Roy, mas sim os nursery plates que fiquei a conhecer através do blog da Maria Andrade. É que não sei, até que ponto este prato, apesar da sua decoração claramente dedicada ao mundo infantil, se enquadra no conceito dos referidos nursery plates que conforme tão bem explicou a Maria Andrade, eram prendas oferecidas às crianças pelo seu bom comportamento durante a catequese, isto, na época vitoriana.Fiz alguma pesquisa na tentativa de perceber se este hábito era comum a outros países europeus, mas nada encontrei. Verdade seja dita que foi uma pesquisa pela rama.
Mas a  decoração deste prato não deixa margem para dúvidas quanto ao público a que se destinava. Crianças em idade escolar que achariam, com certeza, muita piada às sílabas, quem sabe do seu tormento, a enfeitarem a aba do seu prato. Não ficariam também indiferentes aos motivos que ilustram as letras G  e H e aos outros pequenos desenhos que tentam estimular a curiosidade e o gosto pela leitura.
Segundo informação que recolhi no catálogo de uma exposição, o carimbo do meu parto foi usado a partir de 1878.