terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Miragaia ou Santo António de Vale da Piedade

Um feliz Natal e um novo Ano repleto de alegrias, é o que desejo a todos os meus queridos comentadores e seguidores. Para o postal escolhi uma peça sobejamente conhecida de todos nós e que eu há muito ambicionava ter. A oportunidade chegou há pouco tempo e nesse dia senti-me exultar! Fiz acompanhar o meu prato com uns anjinhos muito natalícios e ramos dos cedros do meu jardim. O estofo vermelho escuro da cadeira serviu para compor o cenário.
Quanto à decoração do prato, designada por País, já sabemos que foi usada pelas duas fábricas que refiro no título. A minha dúvida surgiu precisamente pela marca que podemos ver na foto abaixo. Tive sérias dificuldades em decifrar a primeira letra pois ali, eu via duas, um F antecedido de uma outra letra que eu também não conseguia perceber qual era. Andei a matutar no assunto até que um dia resolvi fazer uma pesquisa por imagens usando a frase "vários tipos caligrafia" e lá descobri que afinal,  não eram duas, mas sim uma letra, o F, escrito em caligrafia gótica. A partir daqui foi simples. As iniciais FLP, correspondem à designação Fábrica Loiças Porto. 


Mas, como neste mundo das faianças não marcadas nenhuma atribuição é fácil, surgem vários dados a complicar. É que tanto a fábrica de Miragaia no Porto, como a Fábrica do Vale de Santo António de Piedade em Gaia, usaram a designação "Fábrica de Louças" e, para complicar ainda  mais um bocado, a fábrica de Gaia marcava as suas peças localizando-as  no Porto. E sabendo nós que as duas fábricas estiveram ligadas entre 1824 e 1833, tudo fica ainda mais confuso. Mas, acredito, pela abrangência da marca,  que este prato possa pertencer precisamente a esse período de tempo em que as duas  fábricas estiveram sob a mesma direção.