Fotografia
tirada em Milão durante as poucas horas que lá estive, mas, as suficientes para
ter aberto a boca de espanto perante a
monumentalidade da sua Stazione Centrale ou da sua catedral com os seus 157 metros de altura e construída
com mármore de Candoglia. E foi precisamente aqui na Duomo de Milão que vi num dos seus lados, este enorme cartaz
fazendo publicidade a uns sensualíssimos sapatos de mulher! Insólito e contraditório
para uma igreja que não permite a entrada nos seus templos, de nenhuma mulher com
ombros destapados ou saias demasiadamente curtas. Mas, com um restauro para
pagar de vinte milhões de euros, não será de espantar que os responsáveis pela magnífica
catedral não se possam preocupar com coerências, mas, antes sim, em arranjar
soluções para fazer face a tais despesas, mesmo que isso passe por vender espaços
seus, que, quanto a mim se querem recatados e afastados de questões mundanas.
Não sei porquê, lembrei-me do episódio bíblico dos “Vendilhões do Templo”
Porque será?
Milão 2012 |
Não se fica indiferente a esta enorme escultura de aço inoxidável com oito metros de altura e, um e
trinta de largura. Está colocada no lago Genebra, em Vevey, mesmo em
frente ao "Alimentarium", o Museu da Alimentação, fundado em 1985 pela Nestlé. Foi aqui colocada em 1995, só pelo período de um ano, para
comemorar o décimo aniversário do "Alimentarium". Ao fim deste tempo e contra a vontade do museu e da
própria cidade de Vevey a escultura é retirada e enviada para o
cantão de Lucerna onde fica a embelezar o jardim de uma fábrica de cutelarias.
Em dois mil e sete regressa a Vevey para integrar uma exposição temporária e,
é nessa altura, que um movimento de cidadãos liderado pela própria Câmara local
reivindica a permanência da escultura na cidade. Em dois mil e
oito, as autoridades do cantão decretam que o “garfo” regresse ao seu lugar
originário, o lago Genebra.
Vevey - 2011 |