quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Divagações


Embora reconheça a importância de alguns dos Dias Mundiais que hoje proliferam pelo nosso calendário, não sou muito dada a atribuir-lhes demasiada atenção. Alguns, infelizmente, como é o caso do Dia Mundial da Criança, está completamente desvirtuado e é mais um dia de prendinhas completamente inúteis, a crianças que felizmente já têm tudo, ou quase tudo. Quanto ao Dia dos Namorados  :) sou de uma geração que na sua juventude nunca ouviu falar de tal e, pasme-se, se hoje me lembro, devo-o aos meus pequenos alunos que mo anunciam logo pela manhã, em grande agitação :)
O tema preferido das crianças neste dia. Corações, corações, corações
Mesmo assim cá estou eu a servir-me do tema "amor" para fazer o post  de hoje :) É que, dividida entre os  tarecos a mostrar, lembrei-me de umas fotografias que tirei há já alguns anos  e que serviram de suporte a esta exposição realizada há já alguns anos no Mosteiro de Tibães.Fiz estas fotografias à socapa de uma tia minha que se encantou com as divagações sobre o amor, e como vivemos muito longe uma da outra, enviei -lhas no dia do seu aniversário. Sei que ficou feliz. 
Estes excertos fazem parte da  obra enciclopédica Recreação filosófica ou Dialogo sobre a filosofia natural para instrucção de pessoas curiosas que não frequentarão as aula, do padre Teodoro de Almeida, iluminista português e estudioso em várias áreas do saber.


Não me atrevo a acrescentar nem mais uma vírgula a estas reflexões de alguém tão sábio e elevado cultural e intelectualmente. Mas  já que trouxe este assunto à baila, lembro Camões e o seu genial soneto das antíteses; Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente etc, etc, etc. É conhecido de todos nós, o soneto e o tema :)