terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pratos de faiança com bailarinas

Passado o pico de trabalho eis-me de volta às coisas de que gosto, com dois pratos que me encantam por várias razões, não sabendo eu muito bem, qual a principal. Se o motivo pouco frequente, a dança, ou a própria representação das bailarinas, em que uma (a do primeiro prato) apresenta uma decoração de gosto mais popular.

Este primeiro prato não tem uma semana cá em casa, mas foi o tempo suficiente para encontrar um muito idêntico no MatrizNet, propriedade do Museu da Música e atribuído a Coimbra. Esta referência poderá ser uma ajuda à identificação da origem da minha gaiteira bailarina :)

Foto referida da MatrizNet. Prato atribuído a Coimbra.
Ainda neste prato acho curioso o penteado e a meia-lua entre as mãos que sugere o uso de um lenço na coreografia.
Pormenor do centro do prato. O modelo sugere uma bailarina já matrona.
O segundo prato, mais sóbrio com a sua decoração monocromática, mostra-nos uma bailarina mais elegante e mais airosa do que a anterior. A posição dos braços e das mãos podem levar-nos a crer que está a tocar castanholas. Será?

O stencil, a técnica usada neste prato fez surtir um efeito curioso na bailarina, que faz lembrar um boneco articulado.
Quanto à origem deste último, não consegui encontrar referência alguma. Estão agora os dois, lado a lado, na parede de um compartimento cá de casa, a que pomposamente chamamos escritório.