quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Clube Sesimbrense - Azulejos de motivo geométrico

Com a máquina fotográfica avariada tenho agora uma boa oportunidade para mostrar algumas fotografias, que por um motivo ou por outro, foram ficando por publicar. Volto assim, aos azulejos de fachada, desta vez aos de um casarão em Sesimbra, que vim a descobrir ser a sede do Clube Sesimbrense ou Grémio, como também é conhecido. Este clube, que nasceu com o nome de Sociedade Philarmónica tem sido o centro da atividade cultural de Sesimbra desde 1853, data da sua fundação.
Fachada lateral
O edifício construído na década de oitenta do século XIX, num terreno de grande inclinação confina com um pequeno largo e a rua da República e tem a fachada principal e lateral revestida com este azulejo de motivo geométrico e de cores graciosamente combinadas. Gosto do efeito tipo construção infantil de cubos. Não sei se os azulejos serão da mesma época da construção da casa, mas na fotografia abaixo, parece  perceber-se uma pintura manual.

 Já não sei porque razão não fotografei a fachada principal. Imperdoável deixar escapar uma fachada destas,  tão bonita e romântica! Mas, acontece. Valha-nos a net para podermos colmatar estas falhas.
Fachada principal.  Foto retirada daqui
Segundo o SIPA ( Sistema de Informação  para o Património arquitetónico) as figuras femininas que encimam a balaustrada são uma alusão às estações do ano ou às musas. Todo  o trabalho de revestimento está delimitado com uma barra também ela de azulejo,  mas desta vez, decorada com linhas curvas, onde se usou só a cor azul. 
Pormenor da barra
A última fotografia que mostro é a de uma janela da fachada principal do edifício, onde se pode observar mais em pormenor o efeito visual da utilização destes azulejos numa área tão grande de revestimento.