terça-feira, 8 de abril de 2014

Prato decorado com o "Homem do Harmónio"

Com uma decoração invulgar, este pequeno prato cativou-me com o seu engraçado boneco a tocar  harmónio e a dirigir-se, quem sabe, para alguma romaria minhota. Aqui no Minho é grande a tradição das harmónias ou, como se diz por cá, das concertinas. Nas Feiras Novas (as festas de Ponte de Lima desde 1826) há tocatas de concertinas à mistura com cantares ao desafio mais ou menos informais em todos os largos e ruelas da vila, o que dá a estas festas uma alegria e autenticidade únicas.


Mas centremo-nos neste prato. A figurinha central era-me vagamente familiar e numa visita a casa de uma cunhada reparei numa pequena peça em vidro, creio que um cinzeiro decorado com um par de dançarinos muito idênticos ao meu tocador de concertina. Percebi que os “bonecos” tinham saído do lápis do mesmo autor, dei-me por satisfeita  e não pensei mais no assunto.

Vagueando pela internet fui ter a um blog meu velho conhecido e que prezo muito, o Almanaque Silva, e de pesquisa em pesquisa descobri que o criador do meu “Homem do harmónio” foi um ilustre designer e publicitário português, Manuel Piló (1905-1988), que teve um percurso de vida um tudo ou nada itinerante, tendo vivido na Argentina, Estados Unidos e Brasil.
 " O homem do harmónio"
Este "Homem do Harmónio" faz parte de uma série de postais onde são representados elementos das romarias e costumes regionais portugueses, cuja datação se situa de forma  imprecisa em meados dos anos trinta. O meu prato será portanto posterior a essa data.
Fonte: Almanaque Silva