sexta-feira, 20 de maio de 2016

A mitologia na faiança inglesa

A variedade da decoração da faiança inglesa não pára de me surpreender. Parecia-me a mim, mera amadora nestas questões, que os temas se esgotavam com os motivos vegetalistas, paisagens imaginárias ou cenas românticas, mas não. Há já algum tempo que fui descobrindo várias peças pertencentes a serviços de mesa decoradas com temas, que à luz dos gostos de hoje são no mínimo, surpreendentemente inesperados. É o caso desta travessa decorada com cenas da mitologia, uma das peças do grupo de que falo atrás, à qual não resisti e acabei por comprar pela curiosidade que me despertou.


Eu sei, que os meus comentadores habituais sabem bem, o quanto uma peça menos usual estimula a nossa curiosidade, levando-nos de pesquisa em pesquisa, aprofundando uns assuntos e descobrindo outros, com a esperança de ficarmos a conhecer melhor a peça em questão. Foi assim que, após alguma pesquisa descobri com muita satisfação a gravura que deu origem à decoração central desta travessa e que representa regresso triunfal de Dionísio de uma das suas campanhas à Índia.


Trata-se de uma das muitas gravuras que compõe a obra Collection of Etruscan, Greek, and Roman antiquities from the cabinet of the Honble. Wm. Hamilton, His Britannick Maiesty's envoy extraordinary at the Court of Naples, de Sir William Hamilton (1730 - 1803), diplomata escocês, arqueólogo e vulcanólogo que, ao longo da sua vida de teve oportunidade de fazer uma inestimável coleção de vasos gregos e italianos que acabou por vender ao Museu Britânico, não sem antes, mandar reproduzir as cenas destes vasos, nascendo assim a obra em quatro volumes, que refiro atrás.

The procession of Dionysos (fig. 51)
 Este catálogo inspirou várias manufaturas de cerâmica que não desperdiçaram a oportunidade de irem ao encontro do gosto do grande público pelos objetos de tendência neoclássica, surgindo assim o motivo compreensivelmente designado por “Greek”. 

Quanto à origem da minha travessa  que não está marcada e por comparação com outras peças atrevo-me a pensar que poderá se uma produção da Spode. Em todos os pormenores ela é igual às peças que podemos ver na exposição on line desta manufatura, apresentando as mesmas caraterísticas, ou seja,  para além da figura central,  lá estão na aba, os quatro vasos e os painéis figurativos sobre um fundo de parras e bagos de uva soltos pela folhagem.

Em exibição na Exposição on line da Spode
Mas, para me retirar a veleidade de pretensas certezas, sabe-se também, que há peças atribuídas a Herculaneum e a Minton com este padrão, embora com evidentes diferenças nos detalhes. Para aumentar as incertezas,  alguns autores referem mesmo que, em relação a Herculaneum, nenhuma das centenas de peças por eles vistas com estes motivos e atribuídas àquela manufatura apresentavam qualquer tipo de marca. 
Travessa atribuída a Herculaneum no Lovers of blue & white
Mesmo assim acreditam que este padrão terá sido usado em Liverpool, uma vez que, quando a fábrica fechou, foram encontradas uma série de placas de cobre usadas na técnica do transferer printing e uma delas ostentava o título de Charrioteers, referindo-se provavelmente ao motivo "Greek". Um destes autores, Peter Hyland refere mesmo que no museu de Liverpool, foram retiradas de exposição um grupo de peças com esta decoração, não marcadas  e atribuídas a Herculaneum, pois existiam  sérias dúvidas sobre a sua origem. Continua, afirmando que até ser encontrado um exemplar  "Greek" marcado, todas as peças devem ser consideradas de origem desconhecida.
Parte de um serviço atribuído a Herculaneum à venda na Christie's

Portanto, resta-me ficar muito contentinha com a minha travessa  sem marca e que há força de tanto olhar para ela, já não acho estranho se tivesse que aqui servir,  em cima deste Baco vitorioso, um rosbife acompanhado de esparregado, que acho que é coisa mais portuguesa.


HYLAND Peter. The Herculaneum Pottery: Liverpool's Forgotten Glory: Liverpool: university press, 2005

SMITH Allen. The Ilustrated Guide to Liverpool Herculaneum Pottery London Barrie & Jenkins 1970

http://spodeceramics.com/pottery/printed-designs/patterns/literature-mythology-arts/greek