sábado, 24 de dezembro de 2011

Boas festas

A todos os seguidores e comentadores do meu blogue especialmente aos que  me  mimam com  os seus assíduos e generosos comentários  desejo um bom Natal e, para contrariar o que por aí se prevê, que o   novo ano seja cheio de prosperidades e que a alegria e saúde nunca nos faltem.
Um dente-de-leão do  meu jardim, que fotografado em modo macro, parece formado por  estrelas,  bem mais bonitas que todas as plásticas e sonoras que vemos por aí.

8 comentários:

  1. Boas festas!!!!

    A Maria Paula sabe definitivamente tirar fotografias!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria Paula:
    Adoro dente-de-leao.A sua ideia de fotografá-lo desse jeito de ornamento natalino ou cartao de Natal on line é genial.Gosto muito de acrescentar folhas de D-d-leao nas saladas e faço "chá"com as raízes. Estamos a finalizar outro ano,e com esto chegam as lembrancas do bom y do mal que foi acontecendo ao longo dos doce meses que passaram.Entre os boms,eu escolho ter conhecido seu blogue e alguns blogues que pertencem a seguidores seus, como Pedras plantas e companhia, Velharias,Lérias e velharias realmente ótimos para quem como eu somos apreciadores das coisas simples e bonitas da vida.Além disso quero parabenizar todos os portugueses por ter sido O FADO incluído no Parimónio Cultural da Humanidade.Eu pessoalmente adoro Mariza dos Reis Nunes,AMALIA,Carlos do Carmo e Madredeus.
    Muito obrigado Maria Paula pela sua sensibilidade.Para voce,sua familia, seus seguidores e comentadores todos e o povo portugues meu desejo de um Ano Novo cheio de paz e prosperidade.FELIZ 2012!!!!!! DEIXA A CRISE PRA LÁ!!!!!!
    Carlos Fernández
    (por culpa do meu keyboard omito a maioría dos os acentos da escrita)

    ResponderEliminar
  3. Que bela fotografia, Maria Paula!
    Adorei ver esta infrutescência de dente-de-leão, tão bela na sua forma esférica, com as sementes prontas a levantar voo a um qualquer sopro do vento… ou dos lábios de uma criança…
    Conheço-as desde que me lembro, tenho-as todos os anos no meu jardim, mas nunca tinha visto nenhuma com esta nitidez e esplendor.
    A natureza surpreende-nos com estas formas, sobretudo se forem assim bem captadas com uma boa objetiva e um olhar atento...
    Muito obrigada por nos desejar Boas Festas desta maneira tão original.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Luís, Bom Ano!:)
    No nordeste brasileiro o dente-de-leão é conhecido por "esperança". Bem vamos precisar dela para 2012,portanto, sopremos muitas "esperanças", para que cheguem a todos nós.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Caro Carlos Fernández
    Ainda bem que gostou do meu postal de Natal. Procuro, nesta época, usar alguma das minhas fotos que por qualquer motivo, me sugiram temas natalícios e assim presentear os amigos.
    Agora, surpresa para mim foi o que me disse sobre o uso culinário que dá ao dente-de-leão! Desconhecia por completo.
    Obrigada por incluir o meu blogue e os outros que refere e que eu estimo muito, como coisas boas que lhe aconteceram durante passado ano.É, sem dúvida muito elogioso.
    Também gosto muito de fado e de todos os nomes que refere. Recomendo-lhe que pesquise sobre um fadista de que gosto imenso, chama-se Camané.
    Deixo-lhe aqui um fado dele.Quando tiver oportunidade oiça.
    http://www.youtube.com/watch?v=ZPsEg8dxiXg&feature=related

    Quanto à crise!!! Olhe, tento não lhe dar grande importância, mas quando penso,no futuro dos meus três jovens e irrepreensíveis filhos, fico angustiada.Mas,temos que ser otimistas e acreditar que a crise há de acabar.O nosso povo diz que "não há mal que sempre dure nem bem que não se acabe", portanto, tenhamos fé :)que tudo se resolverá.
    Obrigada pelas suas simpáticas palavras e pelos votos de Bom Ano que me dirige, a mim, à minha família, comentadores e seguidores.
    Bom ano, também para si e família.
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria Andrade
    Fico feliz por ter gostado da fotografia do dente -de-leão. Deu-me algum trabalho fotografar uma flor destas, mas creio que, durante as minhas tentativas houve um momento em que um fugaz raio de sol, criou as condições necessárias de luz, para uma foto mais nítida.
    Os dentes-de-leão exercem sobre as crianças um fascínio grande, especialmente naquela idade em que gostam de destruir, para verificar o efeito. Acho que é uma brincadeira infantil comum a todas as gerações.
    Beijos para si e mais uma vez um bom 2012.

    ResponderEliminar
  7. Finalmente regressado, mas não a tempo de lhe desejar atempadamente as boas entradas. Paciência!
    Sabe que ao olhar-se para esta sua fotografia, e outras que aqui já nos deixou, e tivémos a sorte de "saborear", julga-se que foi muito fácil e natural de se captar.
    As coisas intemporais têm estas faculdades ... parecem tão naturais que não se dá conta da paciência e o saber por detrás delas, inclusive o conseguir tirar partido de golpes de sorte.
    A forma de nos presentear é original e muito bem achada!
    Belas estrelas orgânicas, organizadas numa forma esférica, que sabemos efémera, e que, imperetrivelmente, perderão toda a sua ordem à primeira brisa mais forte, como é natural que, na natureza, assim suceda.
    E isto parece suceder amiúde na vida ... de início parece estar tudo organizado, comandado por nós, sob o controlo mais equilibrado, mas, à primeira brisa mais forte, tudo se transforma de uma forma aleatória, inimaginável, e que não tem mais remédio.
    Sabe que, relativamente a todo este período que atravessamos, tenho a teoria (e não creio ser a teoria da conspiração) que toda esta crise foi aproveitada e, posteriormente, incentivada por potentados económicos à escala global, que o fazem para dominarem potências maiores que nós, pois nós, como pequeníssimo país nos "cafundós" da Europa (há alguns americanos, entre os que sabem que existe Portugal, que nos colocam em África, e não são propriamente arraia-miúda!), não temos qualquer interesse, só que, somos apanhados no meio de todo este jogo de forças.
    Quanto a nós, teremos de aguentar todo este jogo de forças, e só espero que não estejam a criar um desequilíbrio tão grande que acabe por criar uma situação insustentável e sem qualquer desfecho previsível, como a destruição deste seu dente-de-leão, intocável e perfeito na beleza da sua forma esférica.
    Parece tão estável (a forma esférica é das mais estáveis na natureza), mas a sua destruição será aleatória e o movimento de cada uma das partes, imprevisível.
    Seja lá como for, desejo-vos um bom ano, e espero que consigamos ter o discernimento necessário para transformar a nosso favor o que nos parece adversidade.
    Manel

    ResponderEliminar
  8. Manel
    Seja muito bem regressado. Agradeço os votos de boas entradas (sabe que se chama assim, Boa-Entrada, a pequena terra onde nasci?) eles são sempre bem vindos, mesmo quando um bocadinho fora de tempo :)
    Ao selecionar a fotografia para este post, quis uma, que de alguma forma, sugerisse o Natal e esta, com as suas brilhantes flores em forma de estrela, pareceu-me a mais indicada.
    Partilho da sua teoria de que a nossa pequenez e situação geográfica, nos torna insignificantes nestes jogos de poder, mas neste mundo cada vez mais global, somos obrigatoriamente envolvidos e as consequências poderão ser muito duras. Começo a não acreditar num futuro para o nosso país. Penso nos nossos jovens (toca-me pela porta) e angustio-me. O que os espera? Não se constrói uma vida na precariedade. Acho que a história já se está a repetir. Os nossos jovens têm que deixar o país, para poderem viver autónoma e condignamente. Pela parte que me toca digo aos meus filhos, se tiverem que sair, saiam! A nossa terra é aquela que nos oferece condições para singramos.
    Veja para onde nos levaram as estrelas do dente-de-leão, fotografado na última primavera!
    Um bom ano para si e, que, como muito bem diz, tenhamos a habilidade de transformar a adversidade em nosso favor.

    ResponderEliminar