quarta-feira, 1 de maio de 2013

Azulejos Arte Nova - Casa Verde - Vila Nova de Cerveira


Para iniciar a série sobre azulejos de fachada mostro hoje uma casa de Vila Nova de Cerveira, terra raiana muito bem preservada e com uma série de edifícios muito interessantes do ponto de vista arquitetónico e histórico.
Esta casa, conhecida como a Casa Verde é uma construção apalaçada de estilo brasileiro e  talvez  seja dos finais do século XIX. Encontra-se situada na principal praça de Cerveira e beneficiou recentemente de um grande restauro.
Fachada lateral e traseira
Olhei-a um sem número de vezes ao longo dos anos, mas nunca com "olhos de ver"; pareciam-me lisos,  os azulejos de modelo retangular e de bordo facetado, tão comuns na nossa construção. Fiquei admirada quando me apercebi que eram azulejos Arte Nova e em relevo. De longe, não se conseguem perceber estes pormenores. 
No blogue,  "Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiças de Sacavém", para além de um azulejo igual aos que revestem esta casa e que se encontra marcado "Coroa"  e  "Sacavém",  pode-se ainda ver  a reprodução de um catálogo,que mostra um conjunto de azulejos iguais aos do post de hoje. Creio não haver dúvidas quanto à sua origem.
Pormenor do friso
Um grande plano 

17 comentários:

  1. Que construção belíssima! Suas fotos ficaram excelentes, mostrando toda a exuberância do casarão e dos azulejos.
    Como você abriu a postagem dizendo que esta iria "iniciar a série sobre azulejos de fachada", não espero por esperar as postagens seguintas desta série.
    abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fábio
      Sabia que não iria ficar indiferente a este post :) A Casa Verde é realmente muito bonita e tanto verde assim, não é muito comum.

      É verdade, com este post iniciei uma série dedicada aos azulejos de fachada. Há já algum tempo que comecei a perceber que mostrar os azulejos isoladamente, descontextualizando-os da construção,poderia ser ma boa opção estética,mas não conseguia dar a ideia do todo e isso é também importante. Depois, surgiu o Fábio e o seu blog sobre os azulejos antigos e como achei a ideia excelente, pensei fazer o mesmo, com o que vou vendo por aqui deste lado do Atlântico :)É importante esta partilha.
      Beijos

      Eliminar
    2. Sim, a partilha é muito importante! E como bem disse o Luis, vamos certamente pouco a pouco conseguir fazer comparações entre o que há por aí, e aqui.
      abraços

      Eliminar
  2. Que bonita casa e fico feliz por vê-la tão bem preservada e, quiçá, habitada (oxalá!).
    É com estes bons exemplos que se alegram os espíritos das pessoas que têm respeito pelo património que nos ficou e que temos o dever e o respeito de passá-lo para os vindouros.
    Hoje fiquei feliz por ver este exemplo de arquitetura que aqui mostrou Maria Paula. Muito obrigado.
    Os azulejos já os tinha visto anteriormente, e tinham-me sido identificados como Sacavém, por isso, parece que as nossas fontes coincidem.
    Não sei bem porquê, associo este tipo de azulejo, mas de formato retangular e sem relevo, às paredes exteriores de casas inglesas, e, em boa verdade, não sei bem porquê, pois não os vi em número suficiente aplicados nos respetivos edifícios.
    É uma associação errónea que devo ter feito em qualquer local, pois não me parece de todo correta.
    E pensando de forma racional, devo repor que tenho visto este tipo de azulejo espalhado um pouco por todo o lado, pois parece-me bastante comum e caraterístico de uma época, porquanto deve ter sido alvo de produção industrial rápida, o que deve ter feito dele um material mais barato, do que os decorados, e em simultâneo, era fácil de limpar e, tal como os seus congéneres mais elaborados, protegia as paredes dos elementos da natureza.
    Ainda bem que aqui nos trouxe este exemplo
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel,
      Como você, eu por alguma razão também associo este tipo de azulejo com casas inglesas. E não somos os únicos! Várias pessoas no Porto me diziam que os prédios com os azulejos retangulares chanfrados e de cor única brilhante eram de "influência inglesa".
      Uma coisa é certa: a Inglaterra produziu uma quantidade imensa de azulejos art nouveau com relevo moldado, e o verde (num tom mais escuro, para o verde musgo do que este) era uma cor muito comum, mas fizeram muitos policromados também. Mas acho que eles usaram estes azulejos mais para interiores.
      abraços!

      Eliminar
    2. Caro Manel
      Como estive em Cerveira num fim de semana, não consegui perceber se a casa ainda se mantém como habitação ou se já lá funcionam alguns serviços,mas como não vi placas esburacando despudoradamente os azulejos, deduzo que ainda seja privada.
      Quando recentemente regressei a Ceveira fiquei agradavelmente surpreendida com o restauro da casa. A simpática praça ali existente, ficou a ganhar:)
      Também não sei, se o uso dos azulejos de que fala é comum em Inglaterra. Pessoalmente, conheço muito pouco de inglaterra e a ela, associo sempre, as construções em tijolo burro, mas no Porto, tal como refere o Fábio existe de facto a crença de que o uso destes azulejos são de "influencia inglesa".
      Quanto a estes parece não haver dúvidas quanto à sua origem.
      Abraços

      Eliminar
    3. Caro Fábio
      Deixo-lhe aqui o catálogo de uma exposição realizada em 2012, em Aveiro, sobre a Arte Nova nos Azulejos em Portugal. Um documento muito bom, com informação muito útil e boas fotografias. Creio que esta exposição está agora no Museu de Cerâmica de Sacavém
      Bjs

      http://cfcul.fc.ul.pt/premios/catalogo-artenova.pdf

      Eliminar
    4. Que maravilha! Excelente!
      Muitíssimo obrigado.
      abraços

      Eliminar
  3. Maria Paula

    Bom post e bom trabalho de identificação. Julgo que esta série sobre azulejaria de fachada nas terras do Norte vai ser um contraponto muito interessante ao blog do Fábio e que juntos por comparação vão descobrir muita coisa nova.

    Também aqui julgo que se deve elogiar o nosso amigo MAFLS pelo trabalho de referência que tem feito no blog Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiças de Sacavém.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís
      Tem toda a razão sobre o blog, “Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiças de Sacavém” e foi falha minha ter-me ficado unicamente pela citação da pesquisa que ali fiz. O MAFLS, que eu tanto consulto, tem todo o meu reconhecimento e agradecimento por todo o seu trabalho de pesquisa e divulgação e que generosamente disponibiliza.
      Quanto à nova série “azulejos de fachada acho que poderá ser um trabalho interessante, ir comparando o que vou vendo por aqui, com o que o Fábio vai descobrindo pelo Rio. Pelo menos um bom banco de dados será :)
      Beijos para si e muito obrigada pelas suas palavras. São sempre um incentivo!





      Eliminar
  4. É uma ótima ideia, Maria Paula, ir fotografando as belas fachadas de azulejos que encontra na sua zona. Esta casa é linda e com o espaço desafogado de que goza em volta, sobressai ainda mais na paisagem urbana. Também graças ao MAFLS, já estava familiarizada com este motivo de azulejos Arte Nova.
    Entrando na conversa dos nossos amigos, estou convencida de que a influência inglesa que se atribui às fachadas de azulejo liso retangular, sobretudo se são em vermelho escuro, se deve à semelhança com os típicos edifícios ingleses de tijolo, os red brick buildings que proliferaram durante a Revolução Industrial e são de tijolo burro à vista, como a Maria Paula refere. Fachadas de azulejos não me lembro de ver em Londres ou noutras localidades inglesas, à exceção de uma série de estações de metro londrinas, já do início do séc. XX, todas na mesma cor em vermelho escuro, com que se pretendeu criar uma imagem de marca para as estações do "tube".
    Cá fico à espera de mais edifícios bonitos aí do Norte.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria Andrade
    A ideia surgiu há já algum tempo, depois de ver o blog do Fábio. Afinal, uma boa ideia é de se agarrar e ainda por cima, com a uma mais valia de podermos comparar e compreender possíveis diferenças e semelhanças dos nossos "achados", tão distantes geograficamente. Só lamento ter um ritmo mais lento :(
    Concordo consigo, que poderá ser a semelhança entre os dois materiais, que leva a atribuir-se uma hipotética influência inglesa no uso destes azulejos. Tenho-os encontrado em todas as cores :) à exceção do preto mas, quem sabe, um dia vejo alguma casa ou friso com esta cor. Vou ver se ainda hoje arranjo tempo, para mostrar uns azulejos que sem serem muito antigos, são diferentes do habitual.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui, este azulejos retangulares chanfrados são mais comuns nas cores: verde, vinho, acqua, branco, rosa, e uma variedade que é um esponjado meio escorrido em verde e marrom, lembram as cores de Bordallo Pinheiro. Há também azul claro, azul médio e azul escuro, amarelo ocre, cinza e marrom. Estão sempre em imóveis já do século XX, construídos entre 1900 e no máximo 1920. Isto falando dos que apresentam data na platibanda, pois muitos não tem data.
      A maior diferença é que aqui é raro encontrar fachadas com apenas uma cor de azulejos, mas sim combinações de 2 ou 3 cores, formando desenhos, zig-zags, diagonais, etc.
      E os azulejos retangulares chanfrados daqui são em geral mais "gordinhos", e com relevo mais acentuado do que os do Porto; se parecem mais com os do metrô de Paris e de Londres.
      este link dá um ideia do que estou falando
      abraços!

      Eliminar
  6. Caro Fábio obrigada pelo link. Já tinha visto este seu post e já tinha constado essa grande diferença. Aqui em Portugal, não me lembro de ter visto nenhuma aplicação destes azulejos chanfrados a duas cores e muito menos formando toda aquela variedade de linhas que podemos ver no seu post. Quando muito, e isso tenho visto, há edifícios em que o rés do chão e pisos seguintes são revestidos cada um na sua cor, mas nunca ultrapassando as duas cores.
    Quanto às cores já cá vi todas as que enumera e acrescento-lhe o cor de rosa :)

    Desconhecia o termo "chanfrado" neste contexto. Só o conhecia enquanto calão e com o significado de maluco, sem juízo :)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      O cor de rosa está na minha lista :-) !
      Uma coisa curiosa é que o único lugar fora do Rio de Janeiro (pois nem em outras cidades/estados do Brasil vi este tipo de uso lúdico dos azulejos retangulares) foi em GIBRALTAR! aqui está o link:
      http://www.flickr.com/photos/flunkster/7924394212/in/photostream/
      b'jinho

      Eliminar
    2. Incrível! Muito provavelmente influências da exuberância espanhola!! Atualmente, aqui em Portugal seria considerada de gosto duvidoso :)

      Mas nada bate a terceira casa do link que lhe deixo a seguir :)
      Beijos
      http://www.walksydneystreets.net/surprises_houses12.htm

      Eliminar
    3. WOW! Aquela casa deixa qualquer outra no chinelo, em termos de mistura de azulejos! Aquilo acho que já entrou na categoria do "mosaico gigante" :-)
      bjos

      Eliminar