Para o postal de Natal deste ano escolhi a minha primeira
peça de faiança ratinha comprada recentemente na
feira de Ponte de Lima. Trata-se de um alguidar com vinte e sete centímetros de
diâmetro e para além da espiral central circunscrita por dois círculos
concêntricos é decorada com grupos de três linhas em ziguezague nas cores
verde, manganês e vinoso. A separar este conjunto de linhas aparecem, de forma
alternada, grupos de filamentos ondulados e amarelos e um outro grupo, com uma
linha azul em ziguezague pintada entre dois filamentos azuis ondulados. Muito
harmoniosa.
Quando elegi esta peça para o tradicional post de Boas- Festas percebi, que só a poderia enquadrar num cenário muito rústico e singelo, como o foram todos esses homens e mulheres migrantes apelidados de Ratinhos, nome que acabou por batizar esta faiança originária das terras coimbrãs. As figurinhas do presépio são artesanato de Barcelos, compradas na sua feira semanal, quando eu ainda lá vivia. Num tranquilo passeio até ao Bom Jesus do Monte, apanhei as folhas secas com que atapetei o chão em redor do meu presépio. Gostei tanto dele, que acabei por trazê-lo para dentro de casa :) Está agora mo meu hall de entrada. Resta-me desejar a todos o que me lerem, mas de forma muito especial aos meus queridos comentadores, um feliz Natal e um novo ano cheio de alegrias.
Que bonito conjunto aqui fez Maria Paula! A peça é lindíssima (é muito difícil encontrar um ratinho que não me deslumbre) e o que a rodeia foi muito bem achado.
ResponderEliminarOs parabéns pelo gosto que aqui fez uso, pois o conjunto não rouba protagonismo ao prato, antes o acentua.
Que o Natal e o Novo Ano lhe cheguem de forma tranquila e rodeada por quem gosta
Manel
Obrigada caro Manel.Tal como já disse, quando escolhi esta peça para o postal de Natal, e pensei que tipo de alusão fazer a esta quadra, pensei de imediato num cenário muito idêntico a este.
ResponderEliminarQue tenha um feliz dia de Natal e que o Novo Ano o presenteie com tudo o que de melhor houver.
Só a Maria Paula podia fazer brilhar desta maneira um singelo ratinho! Deu-lhe o enquadramento mais adequado nesta época natalícia e daí resultou uma imagem belíssima. Fico muito satisfeita com esta sua compra, por saber que a peça fica em boas mãos... ;)
ResponderEliminarSinceros votos de continuação de Boas Festas.
Beijos
Minha boa amiga, muito obrigada pelo elogio.Agora, gosto ainda mais do meu ratinho:) conheço-lhe parte do seu percurso e isso aumenta o seu valor afetivo.
ResponderEliminarBeijos e um grande 2014
Já cheguei aqui atrasado.
ResponderEliminarEstes ratinhos são sempre fantásticos. Não há dois iguais e deixam-nos ser surpreendidos pela criatividade dos seus artistas. Gostei do presépio, singelo como o alguidar.
Um bjo e boas entradas
Obrigada Luís
EliminarDescobri os "ratinhos" convosco e desde então que me deslumbro com estas faianças. Os preços, pelo menos aqui pelo norte é que nos põem a pensar duas vezes. Este foi a minha prenda de Natal:)
Feliz Ano Novo!!
Estive ausente sem net por isso cheguei atrasada. Parabéns pela aquisição do alguidar que na minha região se chama "bacia" termo que não concordo por fazer baralharão com a bacia do lavatório, até me admira um povo tão criativo não ter inventado um termo mais adequado, porque alguidar só chamam aos de cerâmica vidrada.
ResponderEliminarO presépio criativo no seu hall ficou um espanto.
Bom ano com saúde e alegrias.
BJ
Maria Isabel,muito obrigada e bom ano! Já calculava que estivesse ausente a retemperar forças e a preparar o Natal.Quanto ao uso dos termos bacia e alguidar creio que dependem de região para região, mas o que interessa é que nos entendemos todos.
EliminarBeijinhos
Muito bonito :) Beijinhos, Mariana
ResponderEliminar:) Que surpresa boa:)
EliminarEu sei que gostaste:) Continua a aparecer. Beijinhos