quarta-feira, 18 de junho de 2014

Um prato francês a fazer lembrar os "nursery plates"

Este prato de faiança francesa que escolhi fotografar rodeado daquilo que já foram os tesouros de um rapazinho é fabrico da extinta fábrica Hyppolite Boulenger & Cie, comummente conhecida na região por “faiencerie  Boulenger”. Fundada em 1804, em Choisy-le-Roi (comuna de Val-de-Marn a escassos quilómetros de Paris) pelos irmãos Paillart, esta fábrica laborou até 1938.
A partir desta data e fruto das convulsões laborais encerrou as suas portas, tendo sido toda a sua atividade transferida para a fábrica Creil-Montereau que, por sua vez, encerrou definitivamente em 1953.
Mas o tema que aqui traz este prato não é de forma alguma a faiança de Choisy-le-Roy, mas sim os nursery plates que fiquei a conhecer através do blog da Maria Andrade. É que não sei, até que ponto este prato, apesar da sua decoração claramente dedicada ao mundo infantil, se enquadra no conceito dos referidos nursery plates que conforme tão bem explicou a Maria Andrade, eram prendas oferecidas às crianças pelo seu bom comportamento durante a catequese, isto, na época vitoriana.Fiz alguma pesquisa na tentativa de perceber se este hábito era comum a outros países europeus, mas nada encontrei. Verdade seja dita que foi uma pesquisa pela rama.
Mas a  decoração deste prato não deixa margem para dúvidas quanto ao público a que se destinava. Crianças em idade escolar que achariam, com certeza, muita piada às sílabas, quem sabe do seu tormento, a enfeitarem a aba do seu prato. Não ficariam também indiferentes aos motivos que ilustram as letras G  e H e aos outros pequenos desenhos que tentam estimular a curiosidade e o gosto pela leitura.
Segundo informação que recolhi no catálogo de uma exposição, o carimbo do meu parto foi usado a partir de 1878.

8 comentários:

  1. Maria Paula,
    Este é um lindo prato para crianças de uma marca francesa bastante conhecida e prestigiada. O tamanho parece muito apropriado às refeições dos pequenitos, enquanto se vão distraindo com as primeiras letras.
    Uma tia minha tem um prato desta marca, algo semelhante a este, mas com cartas de jogar. Isso fez-me pensar em como se encontram motivos franceses bem diferentes do habitual na faiança inglesa da mesma época.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Andrade
      É uma caraterística muito vincada esta a de usar as cartas de jogar como suporte da decoração, o que torna as peças desta marca muito diferentes do habitual, especialmente, como bem observou, da loiça inglesa. Mesmo a decoração deste meu prato, com os motivos principais delimitados por esquadrias, faz lembrar cartas de jogar.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. É realmente uma peça curiosa. Talvez fosse usada para as crianças aprenderem a soletrar enquanto comiam.

    Não sei se existia o hábito de oferecer esses pratos às crianças, mas o ensino em França sempre teve boa fama. Conheci muita gente saída do Liceu Charles Le Pierre e tinham uma formação muito sólida.

    bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Luís, eu acho que estas peças nos agradam mais a nós adultos, do que às criancinhas, que nesta idade querem é brincar com aquilo a que acham piada e que nem nos passa pela cabeça do que poderá ser :) Num dos Natais passados, empenhei-me tremendamente na escolha do brinquedo para a minha pequena sobrinha e do que ela gostou foi do papel que vinha embrulhar o presente :) Esta situação é muito frequente.Mas na época em que este prato foi feito, as crianças não teriam assim tantos jogos e brinquedos e é natural que estes objetos tivessem outro impacto junto delas. No meu jardim-de infância, a criançada encanta-se mais rapidamente com os catálogos do Toy's r us do que com outros materiais cientificamente desenvolvidos (dizem ele, os fabricantes)!
      Mas seja como for, são peças bonitas que marcaram uma época e que hoje deleitam não a petizada, mas antes os adultos que se vão perdendo neste mundo maravilhoso das velharias.
      Um abraço


      Eliminar
  3. Maria Paula, nem sabe como estes pratos infantis são importantes, sobretudo para crianças que têm dificuldade em comer, como foi o meu caso ... hélas! não o é mais :-(
    Não há muito tempo um feirante da feira de Estremoz, gentil e simpático, ofereceu ao Luís, um prato que pode ser introduzido nesta tipologia, e creio que pertencerá a esta fábrica, mas já estou talvez a fazer confusão, pois a minha memória vai ficando cada vez mais preparada para a reforma!
    Venha ela!
    Uma boa semana e ...anime-se, as férias já não estão longe!
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Acredito que sim Manel, acredito que estes pratos consigam fazer muita criancinha comer tudo. Cá por casa, onde o hábito da sopa impera, até os vidrinhos dos candeeiros se faziam tilintar para conseguir a proeza de pôr as crianças a comer a sopa:) Agora estamos todos na mesma fase:) Aptência pelo que não se deve :)
    Esse prato oferecido ao Luís poderá ser de Sarreguemines.Esta fábrica usou também as cartas de jogar na sua decoração, mas eu encontrei-as mais frequentemente em peças da Choisy-le Roi.
    Não vejo a hora de chegarem as férias!! Chego ao fim do ano letivo com uma hiper sensibilidade ao ruído. Porque será? :) Uma boa semana também para si

    ResponderEliminar
  5. Adorei o enquadramento da foto! Os livros Uma Aventura, os berlindes, o boneco do Dragon Ball, há quanto tempo! Que giro o prato ter motivos infantis :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lady Mary! Que bom ver-te por aqui:)Logo calculei que estes tesouros fossem identificados :) O prato. é um encanto e tem outro sentido assim enquadrado.Ainda bem que gostaste.beijinhos

      Eliminar