quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pátio Andaluz

Os pátios andaluzes têm tanto do que eu gosto!Plantas, ferro forjado, água, vasos espalhados pelas paredes sem medo de serem de mais, têm sombra e são calmos e serenos. Quando fotografo não gosto de sentir que posso estar a devassar a intimidade de alguém.Mas com os pátios andaluzes, não resisti! Fotografei-os, quase um a um de todos os que fui vendo.Se vivesse no Sul, teria certamente o me pátio :)

4 comentários:

  1. Olá Maria Gabela

    Também adoro pátios
    Na minha casa rural tenho um
    Adoro andar nas flores ou noutros trabalhos
    Quando chega o entardecer aquele lusco fusco adoro subir as escadinhas e ali mesmo me despir todinha, a sensação é maravilhosa, só depois é que vou para a casa de banho
    O ano passado fiz um jantar lá à luz de velas e de um candeeiro de pé alto, a minha irmã e uma amiga minhas convidadas, adoraram o cenário
    Ali não há outras luzes, só o luar e as estrelas, foi simplesmente divinal
    Claro que está repleto de sardinheiras, brincos de princesa,espargos e malmequeres...
    Na minha outra casa a 10 Km, uma vivenda cega, sem jardins, tem um pequeno terraço atrás em viez que considero também um pátio, decorado com esmaltes velhos e sardinheiras de todas as cores
    Adoro muito o ferro forjado, mexe comigo!
    Adoramos os pátios, por serem românticos como nós afinal...
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho uma teoria com a qual pretendo explicar o gosto que algumas civilizações, sobretudo à roda do Mediterrâneo, têm pelos pátios.
    Creio que está relacionado com a busca pelo fresco que providenciam a quem vive em climas quentes, pois, na Andaluzia, e mesmo em muitas outras regiões, estes pátios ostentam fontes, poços ou cisternas.
    Providenciam abrigo aos calores estivais e protecção contra os ventos frios de Inverno!
    Para além disto, são muito úteis para civilizações onde as mulheres levam vidas fechadas e separadas.
    O pátio é um sítio de eleição para a mulher olhar sem ser vista: muitos pátios comunicam com a rua por vãos cobertos de treliças, que permitem a visão numa só direcção!
    Aqui, na Península Ibérica, os pátios foram trazidos pelos romanos e depois desenvolvidos pelos árabes, e nós, com estes sangues ainda a correr-nos pelas veias, continuamos a ter-lhes um amor, que aliás, se justifica!
    São fabulosos, e, para lá de tudo o que já foi dito, permitem uma vida que enriquece as comunicações entre a própria família e favorece as relações de amizade com outros ... basta lembrar a partilha das longas tardes quentes de Verão entre pessoas da família e amigos mais intimos que se perdem em conversas entre tarefas mais ou menos de conjunto.
    Eu, lá pela aldeia, também lhe adicionei um pátio à maneira romana, rústico, com compluvium e tudo, e que diferença fez nas relações que imediatamente se estabeleceram entre a família e amigos! Está sempre ocupado por alguém, quando ali estamos.
    Cumprimentos
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Olá Isabel
    Que inveja dos seus pátio rurais!
    A minha casa tem um alpendre,abrigadinho de inverno, como convém aqui no Norte, onde me delicio a cuidar dos meus vasos com as mesmas flores que a Isabel referiu;as sardinheiras, espargos, brincos de princesa e....acredite uma bananeira num grande vaso :) Escusado será dizer que é a menina dos meus olhos!!!E ela parece que percebe:) todos os anos dá duas a três grandes folhas, o que me realiza toda. Logo a mim, que cresci no meio delas:)
    Agora ando a tentar fazer crescer uma mangueira!!!Há uns anos já consegui fazer germinar um caroço, mas não resistiu ao frio do inverno. Vamos lá ver se tenho êxito com este que está na terra vai para um mês e ainda não dá sinais de vida! :(
    Um beijo para si, com a promessa de ser mais rápida nas respostas
    Maria Gabela

    ResponderEliminar
  4. Manel
    Estou completamente de acordo com o que diz sobre os pátios. Aliás, os espaços exteriores, são todos eles propiciadores de convívio. Recordo,que há muitos anos, quando comentei com alguém o dó que me incutiam as mulheres das aldeias, que em pleno inverno lavavam a roupa nos tanques públicos, a resposta que obtive foi que era uma oportunidade óptima que estas mulheres tinham para conviver...Naquela altura isso nunca me passaria pela cabeça!
    Voltando aos alpendre e pátios. Sempre pensei que se chegasse a ter uma casa minha teria que ter obrigatoriamente alguns elementos,como por exemplo um pátio (que foi substituído pelo alpendre), uma pérgola, uma buganvília vermelha etc.Tenho o alpendre, tenho a pérgola, mas não consigo ter a buganvília. Morrem todas!Numa péssima decisão, plantei uma trepadeira demasiado possante e de folha perene....ando sempre a desbastá-la para poder ter sol no inverno.
    Definitivamente sou mais do sul...mas foi no Norte que criei raízes...resta-me ir adequando o meu espaço :)
    Um abraço, também com a promessa de ser mais pronta a responder.
    Maria Gabela

    ResponderEliminar