quinta-feira, 17 de junho de 2010

Azuis

O post onde o Luís nos mostra o seu lindo prato de Sacavém, motivo Alcobaça, despoletou uma conversa sobre o gosto pelas loiças em tons de azul; vai daí, não perdi tempo!:) Enquanto a televisão debitava uma péssima programação, pus em pose alguns dos meus "azuis" para vos mostrar.É preferível uma agradável conversa sobre aquilo de que gostamos, a estar a dormitar no sofá. Ocorreu-me agora uma questão. Porque será que na obra do Picasso, em determinada altura, houve predominância da cor azul, dando origem à célebre fase azul? Porquê esta cor? Tenho lido várias explicações, mas penso que deverá haver alguma mais prosaica. Um abraço

6 comentários:

  1. Ola boa noite cara Maria Gabela,
    fez muito bem em aproveitar o tempo em prol da foto pois os seus "azuis" são lindos, as bomboneiras são simplesmente magníficas.
    Tambem pertenço ao grupo dos apaixonados por azul...
    ....abraço do Ribatejo,

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  2. Marília
    Seja bem aparecida e obrigada pelo comentário.
    Também gosto muito de bomboneiras em geral, e destas em particular...pois claro fui eu que as comprei e completamente apaixonada por elas. As mais escuras são da Marinha Grande; a azul claro, com o pé em cor âmbar, foi comprada recentemente, juntamente com seis cálices de pé alto da mesma cor. Disse-me a vendedora, que são peças dos anos 20.
    Esta vendedora, a Sr.ª D. Luísa é proprietária de um solar, que rentabiliza, ocupando toda a parte inferior com a venda de velharias e antiguidades. É uma pessoa sui generis sendo capaz de fazer uma série de coisas ao mesmo tempo. Fuma, borda um interminável tapete de Arraiolos, atende os clientes, dá indicações… fico sem fôlego só de a ver.
    Como fica relativamente perto, vou lá com alguma frequência. Adoro passear, pelas salas, mirar, remirar e mexer naquelas belíssimas loiças, e peças de mobiliário, fazer planos, pensar que isto, ficaria bem ali etc, etc. Da última vez que lá fui gabei-lhe um lindo globo de candeeiro, em tons de marfim (hei-de mostrá-lo aqui) e ela disse-me logo “Gosta? Então ofereço-lho.” Bem sei que não é peça de valor comercial, mas ilustra bem a peculiaridade desta senhora. Também confesso que fiquei um pouco embaraçada, e não tive lata de sair de lá só com a peça oferecida.
    Ai como a conversa já vai longa, e logo eu que gosto mais de ouvir 
    Um abraço para si
    Maria Gabela

    ResponderEliminar
  3. Ola Maria Gabela, boa noite.

    Diga-me lá onde é esse solar para eu poder visitar, vou fazer uma viagenzita pelo norte do País e gostaria de visitar alguns sitios relacionados com esta paixão. Abalo na proxima quarta feira portanto se me der coordenadas antes pode ser que eu inclua esta visita no meu roteiro.

    Um abraço

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  4. Olá Marília
    Espero ir a tempo com a informação que me pede.
    O solar de que lhe falo, fica na freguesia de Grimancelos,concelho de Barcelos. Fica entre esta cidade e Famalicão.
    Aproveito para corrigir o nome da sua proprietária que é Isabel e não Luísa; não sei porquê insisto em trocar-lhe o nome.
    O solar tem o nome de casa de Assade.Deixo aqui uns links, que pnso que a poderão ajudar.
    http://www.multimap.com/maps/?zoom=13&countryCode=PT&lat=41.4381&lon=-8.5894

    http://www.grimancelos.maisbarcelos.pt/?vpath=/inicio/patrimonio/CASAASSADE/

    ResponderEliminar
  5. Marília
    Com a pressa de ver se os links que lhe deixem funcionam nem me despedi de si.
    Uma boa viagem cá pelo norte, e oxalá tenha tempo de ir a Grimancelos. Vale a pena,pode crer.
    Um abraço
    Maria Gabela

    ResponderEliminar
  6. Ola boa noite,

    Obrigado pela atenção cara Maria Gabela, vou mesmo tentar incluir estas coordenadas no meu roteiro e agradeço tambem os links, ainda não fui ver mas vou ja de seguida.

    Obrigado por tudo mais uma vez e até pra Semana.

    Um abraço,

    Marília Marques

    ResponderEliminar