quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Chávena de café

Aproveitando a folga deste feriado (dizem que o último neste dia), mostro uma chávena de café que acho bonita.
É feita  numa porcelana muito fina, leve, translúcida,apresenta um ligeiro relevo e penso que corresponde ao que  normalmente se designa por "porcelana casca de ovo". 
A decoração principal, um motivo vegetalista muito suave que não consigo identificar, "abraça" a chávena, com a representação de um ramo onde poisam vários pássaros, que a mim, que nada sei sobre aves, me parecem pardais.



Nesta fotografia do primeiro grupo de pardais, que fotografei em modo macro, pode-se perceber que nos contornos foi usada uma técnica de pintura que eu suponho designar-se por "ponteado". Olhando para a chávena, não se consegue perceber este pormenor.

O último grupo de pássaros, termina já quase junto à asa, que é muito bonita no seu estilo rendilhado.
A chávena não está marcada, mas parece-me antiga.Esqueci-me de referir, que tanto a chávena como o pires, estão debruadas a dourado e foram comprados à já minha amiga, D. Isabel, da Casa do Assade em Grimancelos.
Contando ter uma próxima semana mais suave,e portanto ser mais assídua afastando o pó do meu blogg :) desejo-vos um bom fim de semana.

10 comentários:

  1. Ola Maria Paula

    Como está?

    Sem querer dar certezas acho que se trata de uma peça de 1881-1921 da VA..

    Embora o pires não pareca a policromia assemelha-se bastante..

    Flávio Teixeira

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Paula,
    É muito bonita esta sua chávena! O pequeno bando de pássaros poisado num galho, dando continuidade ao motivo floral, dá-lhe um encanto muito especial!
    Estranhei não se ter referido a qualquer marca, porque tal como o nosso amigo Flávio, parece-me ser Vista Alegre, não tanto pelo motivo e pela policromia, que até me lembra porcelana francesa, mas mais pelo formato da asa, igual à de uma chávena VA que postei há pouco.
    Os passarinhos a mim parecem-me piscos, nome que se dá por aqui a pequenas aves da família dos rouxinóis, com tons alaranjados, mas não sou especialista... :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Já cá tinha vindo, mas o meu comentário volatizou-se no espaço virtual.

    Gosto da sua chávena, que talvez seja Vista Alegre, mas eu sinto falta é das suas fotografias de velhas casas, janelas, portas e da natureza em geral, todas elas cheias de uma sensibilidade especial.

    abraços

    ResponderEliminar
  4. Olá Flávio
    Obrigada pela dica.
    Nunca pensei nesta chávena como sendo da Vista Alegre, mas, tenho que me vergar perante a opinião unânime dos meus queridos seguidores, bem mais experientes do que eu nesta matéria.
    Abraços
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria Andrade
    Conforme já disse ao Flávio, a Vista Alegre seria a última origem que eu atribuiria a esta chávena. Francesa, foi o meu primeiro palpite, mas,claro,não passou disso mesmo :)e rendo-me perante as opiniões aqui deixadas.
    Quanto aos pássaros, padeço de um defeito :)todos os que são pequeninos, para mim, são pardais :)Nada a fazer...
    Um abraço e obrigada pela sua presença.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  6. Olá Luís
    Bem sei como é aborrecido perdermos um comentário.
    Ainda há bem pouco tempo, perdi um dirigido à Maria Isabel e foi uma frustração :)

    Fico sempre muito sensibilizada por verificar que o Luís gosta e valoriza verdadeiramente das minhas fotografias.Isso aumenta a minha responsabilidade :)
    Brevemente porei aqui algumas fotos com os temas que refere.
    Um abraço.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  7. A sua ausência destes meios bloguísticos levava-me a cuidar que não estivesse bem de saúde, mas felizmente apareceu este post, pelo que, deduzo, tudo estará bem consigo.
    Infelizmente não lhe conseguirei adicionar qualquer coisa ao que já foi escrito aqui, pois este desenho não me traz nada à memória, e a forma da pega, que, aliás, é muito bonita, não me lembro de alguma vez a ter visto na Vista Alegre, mas também não sou, de todo, um perito na produção desta fábrica.
    Devo até confessar que não me ligo muito à produção desta fábrica, apesar de possuir um número razoável de peças com esta marca.
    Não faço coleção de nada, limito-me a comprar ao sabor do gosto que determinada peça me poderá dar e, claro, ao valor que me pedem!
    E há mesmo peças da VA que evito cuidadosamente, como as esculturas em biscuit, com representação de aves ou outros animais, e que se vendem por preços escandalosos ... acho-as vistosas em demasia, sem qualquer sentido da contenção decorativa nem utilidade. Se tivesse alguma seguramente a venderia no momento a seguir! E comprava faiança ... muita faiança .... (risos)
    Fico satisfeito por sabê-la de volta.
    Um bom feriado, que, creio, também se adivinha que seja o último da sua série ... ou será que me engano?
    Manel

    ResponderEliminar
  8. Caro Manel
    Obrigada pela sua preocupação. Felizmente está tudo bem comigo,a não ser a dificuldade cada vez maior, de conseguir conciliar o trabalho e o tempo livre que teima em passar demasiado depressa.
    Em relação à chávena,também não a associei logo à VA,mas as opiniões dos meus seguidores que aqui deram o seu parecer, levam-me a aceitá-la como sendo daquela fábrica.Mas tenho feito alguma,pesquisa e ainda não encontrei nenhum motivo que se assemelhe.
    Curiosamente partilho da sua opinião sobre os biscuit que refere.Deste género de peças tenho um cavalo que mantenho discretamente numa estante, pois foi-me oferecido por uma grande amiga, em tempos visita assídua da minha casa e hoje, infelizmente, acamada numa situação dramática,o que nos faz questionar o prolongamento da vida para lá do aceitável. Os objetos valem também pelas memórias que nos trazem. Manter o biscuit ali, é quase reafirmar a grande consideração que tenho por essa senhora, que completou em setembro 100 anos e cuja vida daria um belo livro, onde o arrojo, a coragem,e o sangue frio, seriam caraterísticas que ela emprestaria à personagem principal.. Mas, onde já vou eu....:)
    Uma bom fim de semana para si.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria Paula.

    Linda a sua chávena.Finíssima, gostava de também ter uma igual, quem sabe se um dia a encontro.

    Fique bem
    Bjs
    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria Isabel

    Quem sabe, quem sabe..... já temos lido aqui casos de peças que se completam depois de adquiridas em locais diferentes, portanto é natural que mais chávenas iguais a esta circulem por aí :)

    Beijos
    Maria Paula

    ResponderEliminar