domingo, 23 de dezembro de 2012

Boas Festas


A todos os meus seguidores e comentadores especialmente aos que carinhosamente me presenteiam com a sua companhia desejo um Feliz Natal e um novo ano, em que o prato da balança desequilibre diariamente para o lado das coisas boas. Saúde, amor, trabalho, alegria e….dinheiro! :) Que tenhamos muito, à medida das nossas aspirações e que vá sobrando algum para os nossos tesouros, que, no meu caso, tanto me ajudam a manter o equilíbrio emocional:)
Para o postal deste ano escolhi um par de chávenas que me parecem ser  de origem inglesa. A irregularidade da tinta da faixa azul, aponta para uma pintura manual sobre a qual foram aplicados os motivos que mostro na fotografia de baixo. São pequenas representações de plantas silvestres, talvez, de  fetos  e campainhas.
Com o enquadramento natalício das fotografias tentei dar-lhes o sentido necessário para se transformarem em postal de Natal, com os brilhos e luzes próprios desta época. Rematei com um ramo de azevinho do meu jardim e um minúsculo presépio que me ofereceram há poucos dias.

10 comentários:

  1. Realmente são umas chávenas requintadas e ficaram muito bem com as decorações natalícias. Talvez a nossa Maria Andrade possa dar uma ajuda na sua identificação. Eu limito-me a admira-las e a desejar-lhe a si um feliz Natal.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís
      Obrigada :) Espero também que tenha tido u m bom Natal.
      Sobre estas chávenas fiz várias pesquisas tendo como base a decoração,mas nada encontrei. Também acho que a Maria Andrade poderá ter alguma alguma informação.
      Beijos

      Eliminar
  2. Ó Maria Paula, estas suas chávenas são de arrasar!
    Onde é que descobriu tais belezas? Azul cobalto, branco e dourado, uma combinação que é um requinte!
    E as fotografias natalícias ficaram tão bonitas!
    Para mim as chávenas só podem ser inglesas, talvez do período Regência, ou George IV, antes da época vitoriana que começou em 1837.
    Também já andei a fazer pesquisa, assim que arranjei tempo, e encontram-se decorações do género, da Spode por exemplo, mas iguais, nada. Não consegue descortinar lá um nº de padrão? Porque obviamente marca de fabrico deduzo que não tenham.
    Também por aqui há várias a que nunca consegui atribuir fabrico, mas inglesas são, tiram-se bem pela pinta ;)
    Muitos parabéns desta sua amiga toda invejosa...
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Andrade
      Eu já sabia que ia gostar destas chávenas :) que comprei à minha amiga, D. Maria Isabel, da Casa de Assade. Ainda ontem lá estive, a espalhar saudades do meu filho mais novo e trouxe uns pequenos cálices em cristal que são de arrasar! Não resisti ao som e ao lapidado do vidro e os preços que ela pratica são imbatíveis.
      Voltando às chávenas, elas não têm a mais pequena marca ou sinal. Seriam totalmente anónimas , não fosse o seu formato e decoração.Nas pesquisas que fiz também nada encontrei. Mas continuarei a investigar, mesmo nas línguas mais estranhas :) O google tradutor ajuda muiiiiito :)
      Quanto a inveja, olha quem fala:) Eu é que volta e meia me rôo toda :) Brinco já se vê:)
      Um beijinho para si e que tenha um bom Ano Novo na companhia de todos os seus.

      Eliminar
  3. Oi Maria Paula, quisera ter o seu conhecimento, mas, sei apreciar o que é belo, e essas xícaras são de uma beleza extraordinária, e representou muito bem o natal nesta foto que você usou de simplicidade e harmonia colocando um ramo de azevinho e o pequenino presépio, adorei.
    Agradeço e retribuo os votos de um feliz natal e ano novo.
    Bjs!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria de Fátima
      Muito obrigada pelo seu comentário tão simpático e generoso.
      O meu conhecimento nesta área é muito pequenino, mas vou aprendendo muito com os amigos, amantes também de velharias.
      Um bom Ano Novo para si!
      Beijos

      Eliminar
  4. Cara Maria Paula,
    Un abraço bem apertado e os meus desejos de um muito feliz Ano Novo cheio de paz e felicidade para voce e a sua familia.
    Un seguidor fiel.Carlos

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Carlos!!
    Fico muito feliz em vê-lo por aqui.
    Que tenha também um novo ano repleto de felicidades, para si e sua família.
    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  6. Quando em férias de natal não tenho net e estou mesmo incomunicável, mas, já regressado, não quero deixar de lhe enviar os votos de um bom ano para si e todas as pessoas de quem gosta, o que, estou certo, acontecerá, se mantiver o nível de otimismo com que sempre nos habituou neste seu canto de repouso e coisas bonitas, pois estas suas chávenas são fantásticas.
    Fiquei deliciado com a sua opulência elegante.
    Tal como a Maria Paula sugere, serão quase seguramente inglesas, mas com que origem?
    Não a poderei ajudar neste campo, pois não reconheço o padrão.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Notei a sua ausência, mas já desconfiava que se encontrasse algures de férias :)
      Agradeço-lhe os votos de bom ano e apesar de já ter desejado bom ano a todos, quero, desta vez, fazê-lo especialmente a si.
      Estas chávenas, e passe-se a vaidade de dona vaidosa, são realmente muito bonitas, elegantes e sofisticadas. Fui ontem ver o " Anna Karenina" (tem uma fotografia belíssima) e durante boa parte do filme pensei nestas chávenas :)Não destoariam nada dos cenários do filme.Agora, a sua origem, essa será difícil descobrir, mas talvez isto, lhes confira um encanto ainda maior.
      Um bom regresso ao trabalho e mais uma vez, um bom 2013.

      Eliminar