quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mais uma chávena

Quando vi as as primeiras chávenas do post da Maria Andrade dedicado ao Tea Cup Tuesday e outros  semelhantes, achei-lhes algo de familiar. Mais tarde, olhando novamente e com mais atenção, lembrei-me de uma chávena minha, sem pires e que certamente foi muito baratinha, pois é uma peça muito singela e sem a mais pequena marca. Nestas questões de porcelanas e faianças não gosto de afirmar nada, mas creio que só o seu formato London Shape, a identifica como produção de origem inglesa.

Embora os motivos da decoração vegetalista sejam diferentes entre esta chávena e as da Maria Andrade é inegável a semelhança temática das folhas e gavinhas, embora, estas últimas, na  minha,  tenham sido pintadas de forma um bocado  bocado trapalhona :)
O fundo desta  pequena chávena pintada à mão está decorado com uma pequena folha e gavinhas de que mostro um primeiro plano  na última foto e que eu acho bastante piada. Desde sempre, gostei de chávenas com decoração no seu  interior.
Esta, que só tem nove centímetros de diâmetro e seis de altura,  parece-me bem mais pequena do que as que mostra a Maria Andrade.

7 comentários:

  1. É uma chávena encantadora, Maria Paula! Que cores lindas! Se eu a visse à venda também não me escapava... ;)
    Mas realmente não é do tipo lustrina e o motivo é diferente da taça a que eu me referia.
    Com o formato "London shape" a primeira aposta é que seja inglesa, mas a Vista Alegre fabricou este formato assim liso, sem gomos, logo no início da produção de porcelana, por isso, quem sabe?
    Obrigada pela partilha e tenha um bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tinha-me esquecido de verificar as medidas, Maria Paula, mas são exatamente as mesmas das minhas chávenas. E aquela decoração no fundo também é muito inglesa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Andrade
      Obrigada. A chávena é de facto bonitinha dentro da sua simplicidade. Tinha-me escapado por completo a informação (sim ela deve estar em qualquer de uma, das muitas conversas que vamos tendo nestas tertúlias)de que a Vista Alegre também tinha produzido este formato.Seja qual for a origem é uma chávena elegante. Espero um dia encontrar-lhe o pires... pelo menos :)
      Beijos para si e boa semana

      Eliminar
  3. A forma da sua chávena, tal como as da Maria Andrade, é lindíssima, gosto muito desta curva no topo da asa.
    E a pintura fluída, manual, orgânica, sem modelos, transferências ou stencil é fresca e ingénua, uma lufada de liberdade criativa.
    Gostei muito de ter visto esta sua peça e, espero, há-de encontrar o pratinho que lhe serve de companhia.
    Uma boa semana de trabalho
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Manel, estas chávenas para além de muito elegantes apresentam, na maior parte das vezes, decorações muito bonitas e bem aplicadas, obtendo-se um resultado final muito equilibrado e delicado. Numa pesquisa que fiz, fiquei admirada com a variedade de padrões que apareceram. E qual deles o mais encantador! Desde o nosso conhecido "Willow", até a uns padrões muito idênticos ao primeiro, das últimas chávenas que mostrou a Maria Andrade.
      Tentei encontrar o link para poder ver as chávenas de que falo, mas como não o guardei nos favoritos, escusado será dizer que não o consigo encontrar :)
      Um bom fim de semana

      Eliminar
  4. Também gosto da sua chávena, apesar de ela não provocar os comentários apaixonados,que o seu garfo provocou no post anterior. Esta chávena é bem mais consensual e ninguém a quer pôr no fundo da fossa das Marianas. Lol

    Julgo que com alguma pesquisa no google e alguma sorte e paciência conseguirá identicar esta chávena.

    bjos

    ResponderEliminar
  5. O que me foi lembrar Luís! :)O meu garfo no fundo das Marianas :)Quando vejo o polvo do filme publicitário que lhe mostrarei de seguida é inevitável a associação ao meu mal amado garfo e ao local para onde o Manel o mandaria :)

    Pela experiência que vou tendo, também acredito que quando andar a procura outra coisa qualquer, encontrarei informação sobre a chávena.
    Beijos para si e bom fim de semana

    http://www.youtube.com/watch?v=TnYWyueCUTY

    ResponderEliminar