terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Faiança falante na Fábrica de Loiça de Sacavém: Uma constante ao longo dos tempos.

Creio não estar enganada se disser que a grande maioria dos portugueses da minha geração e da que me antecede, mantém com a Fábrica de Loiça de Sacavém uma relação afetiva muito especial. Quem destas gerações não se lembrará dos pratos, malgas, serviços e outras peças em uso lá por casa durante a sua infância? E quantos não guardam zelosamente as loiças que chegaram até hoje? Outros, como eu, em que muito pouco restou dos tempos de meninice, compram agora peças de “Sacavém” na tentativa de repor essas memórias. 
Cartaz publicitário junto à Câmara de Oliveira do Hospital. Foto retirada daqui
Quase sem dar por ela e sem intenção de colecionar faiança falante desta fábrica, juntei algumas peças de diferentes épocas de produção e é com muito gosto que as partilho convosco.
 Começo pela mais recente, uma chávena com o carimbo usado desde 1970 até ao encerramento da fábrica em 1983.


Apresenta um design um tanto ao quanto minimalista. Um remate em castanho e a frase “Lembrança para o PAIZINHO” em dourado são os únicos elementos decorativos.

 Segue-se um pires com uma curiosa conjugação decorativa. A aba apresenta a cercadura floral usada no motivo comummente designado por “Pagode chinês” e o centro é decorado com uma cena infantil em que dois gansos com uma expressão pouco amistosa parecem ameaçar a criança que se tenta refugiar na mulher. Por cima, a frase “ Coma tudo”.


  A marca foi a usada entre 1910 e 1918 e apresenta a particularidade de ter impresso na pasta "SACAVÉM". 

Talvez pelas suas reduzidas dimensões acho uma graça especial à pequena tigela da foto abaixo, com a inscrição “ LEMBRANÇA DA AVÓZINHA”. 
 Nas várias pesquisas que efetuei não encontrei nenhuma marca igual, mas Mfls no post “Algumas Notas Sobre as Marcas Gilman & Cta” mostra-nos uma marca muito semelhante a esta ( G&Cta. 4), usada entre os anos de 1930 a 1970.


Finalmente, a peça mais antiga deste conjunto. Trata-se dum prato sobriamente decorado. Na aba o alfabeto é disposto harmoniosamente enquanto o centro é preenchido com os algarismos de um a zero e… o nosso desaparecido cifrão. A marca foi a usada entre os anos de 1894 e 1909 e  apresenta a palavra "Sacavém" e uma coroa impressa na pasta.

Ao concluir este post reparei que as peças que reuni têm a criança como denominador comum. Não deixa de ser uma particularidade engraçada, mas que na verdade não tem significado nenhum.

Sites

A loiça e os cacos: http://aloicaeoscacos.blogs.sapo.pt/1055.html

Associação dos Amigos da Loiça de Sacavém:  http://www.loicadesacavem.pt/carimbos/

Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém:  http://mfls.blogs.sapo.pt/37228.html

4 comentários:

  1. Esta pequena coleção de peças que aqui apresenta são de grande sensibilidade e fico sempre encantado por notar a preocupação que sempre houve em produzir peças para o mundo infantil.
    Eu próprio tive peças destas, e recordo-as com grande carinho. Aliás, dessa infância, conservo ainda algumas, que viajaram já por mais de metade do mundo atrás de mim.
    A única forma que as pobres pessoas que me alimentavam (tenho sempre alguma pena destas pessoas, pois a hora da refeição era um massacre total) conseguirem que comesse era arranjar um objetivo; constava este em ver aparecer no fundo do prato um conjunto de patinhos e pintainhos que ilustravam o covo da peça.
    Foi muito útil o uso destas peças, pois facilitava o trabalho inglório (!!!) de fazer comer uma criança macilenta esquelética e com ar doentio que eu era.
    Bonito o seu post, e desejo-lhe uma boa semana
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel
      O que descreve das suas refeições na infância é muito frequente :) Não calcula o que passei para que os meus filhos comessem aquilo que eu achava adequado.Por sorte havia um candeeiro de vidrinhos que era o meu grande aliado. Enquanto os vidrinhos abanavam e tilintavam a papa ia :) o pior era quando a novidade passava.
      Acredito que estas loiças com desenhos infantis tenham ajudado muitas mamãs, que mesmo assim teriam que ter uma imaginação fértil para reinventar diariamente histórias para toda a bonecada.
      Cada vez mais me sinto atraída por peças singelas e até certo ponto, desvalorizadas pelos colecionadores. No caso destas que mostro, sem serem ricas ou particularmente belas são bons exemplares da versatilidade das fábricas de loiças, neste caso da de Sacavém.
      Uma boa semana também para si

      Eliminar
  2. Realmente a produção de Sacavém foi tão grande, que estamos sempre a descobrir novos motivos e decorações.

    A loiça infantil é uma graça e quase todos nos recordamos dos pratos em que comemos na infância. Pela minha parte lembro-me bem das lágrimas que verti em frente a pratos de pirex castanho, típicos dos anos 70, quando tinha que comer pescada cozida. Ainda hoje o cheiro do peixe cozido me repugna e me faz sentir de novo todas aquelas estaladas que levei na infância. Enfim, como diria a Bárbara "Il ne faut jamais revenir aux temps caches des souvenirs, du temps beni de son enfance. Car parmi tous les souvenirs ceux de l'enfance sont les pires"

    Mas voltando a Sacavém, achei muito curioso o prato com o alfabeto e as primeiros 10 números. Nunca tinha visto nada assim. Serviria para as crianças comerem ou para decorar uma sala de aula? É realmente uma peça invulgar.

    Bjos e o resto de uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís
      As memórias da nossa infância têm sempre qualquer coisa de triste e de angustiante..Mais que não seja porque nos afastamos inexoravelmente do nosso ponto de partida.Por isso valham-me as coisas de que eu gosto :) Ter a mente ocupada com assuntos que amamos é meio caminho andado para a serenidade.

      Lembro-me perfeitamente desses pirexes
      castanhos :) Desses e duns brancos com dois malmequeres ao centro. Fizeram uma época.
      O prato com o alfabeto é muito curioso sem dúvida. Anda um parecido à venda mas de fabrico mais recente, todo ele muito colorido e decorado no covo com umas personagens da literatura infantil.Ando a namorá-lo :)
      Bjs e um bom fim de semana

      Eliminar