quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pormenores de porta, na rua Sá da Bandeira - Porto

Tirei estas fotografias,num belíssimo passeio ao Porto num sábado à tarde. Um dos muitos, com que eu e a minha filha nos presenteamos de vez em quando. Cumprimos o nosso ritual.Em primeiro lugar tomamos o nosso café no Majestic (gostava de aqui colocar o link do café mas não sei porquê não consigo) lugar de visita obrigatório para quem vem ao Porto.Depois,é o calcorrear das ruas da baixa ,que apesar de comercialmente depauperadas,quando comparadas com os Centros Comerciais têm, quanto a mim, um encanto especial. Mas voltemos aos pormenores da porta que acabei por não fotografar na sua totalidade.Não sou grande entendida em arte, mas parece-me que esta decoração é no estilo Arte Nova.Será? Este post, é também uma retribuição muito especial ao cumprimento que o Luís me dirigiu no seu didáctico e elegante Velharias,à Isa que se delícia com as minhas fotos e assim o afirma em alto e bom som e ao Manel que me presenteia com garbosos e sábios comentários.

4 comentários:

  1. Maria Gabela
    Simplesmente Amazing!
    Estive de fugida no Porto este mês
    Fui de comboio pela 1º vez, inesquecível a visita em Espinho, dunas incríveis, mar calmo, passadiços a perder de vista, chalés anos 20 maravilhosos, já em Gaia olhar o Porto...quadro fenomenal, único, atrevido com a torre dos Clérigos altaneira, no fundo o rio, o verde das margens, sem igual, adorei
    Foi uma tarde inesquecível em Campanhã, porto de Leixões, passeio alegre ...
    Nunca esquecerei, foi demais, então que falar da companhia...
    Podia ter sido em três cidades, escolhi o Porto...
    Desculpe, lá esqueci-me de tudo, nem das velharias, nem do Magestic, nem dos amigos...de nada mesmo, estava bem noutra...
    Há dias que ainda bem que nos atrevemos a dar uma volta de 100º, foi o que fiz e não estou arrependida, nada mesmo!
    Fui e vim, inteira estou, contudo muito mais rica, nada como o Porto para me reconfortar
    e nem tomei um cimbalino...coisa de falta de tempo
    Adorei a porta,a cor verde e do puxador, o meu favorito
    Como sempre mui atenta à beleza e prazer em nos a transmitir
    Continue a fotografar...
    Saudades vou sentir neste grande mês de Agosto
    Mas voltarei, ai se volto
    Até lá beijos e boas férias também
    Isa

    ResponderEliminar
  2. Maria Gabela, que lindas portas coloca por aqui! Não é só tema, como também as próprias fotografias que são cheias de sensibilidade.
    Os meus parabéns e agradeço-lhe a referência tão simpática que teve a gentileza de fazer à minha pessoa.
    Este seu espaço é de muita tranquilidade sabe? As coisas vão surgindo ao "sabor da pena", sem stress, sem forçar qualquer nota, dou conta que aquilo que aqui coloca é o que sai directo dos seus gostos e dos seus dotes argutos de observação, aliados à uma calma sensibilidade.
    Quanto às duas portas, quer esta quer a de San Sebastian são ambas no estilo que aqui em Portugal, e seguindo à risca a tradução da designação francesa, se convencionou denominar "Arte Nova". Em Espanha já o denominam de "Modernismo" e o termo vai alterando de país para país.
    E não querendo incomodá-la com termos técnicos, que bem basta aquilo que nos enfiam pela cabeça dentro sem que queiramos, poderei acrescentar que esta porta tem todas as características do estilo como uma arte virada para a ornamentação, a falta de simetria, o organicismo ligado à natureza, formas femininas, sinuosas que se entrelaçam e conferem movimento às peças.
    Enfim, estas portas que apresenta são lindíssimas, uma mais opulenta e burguesa a outra mais comedida, mas igualmente encantadora, e o puxador/tocador (nem sei o termo correcto para designar este tipo de peça) é intemporal ..., alguns ainda resistem, mas vão sendo poucos pois é frequente serem roubados. Aqui em Lisboa acabam muitos na Feira da Ladra (noutro dia vi uma caixa cheia deles!).
    Um bom final de semana
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Batente! Os termos mais óbvios escapam-se-me! A idade não perdoa!
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Linda porta. É de facto arte nova. As portas são um tema inesgotável.

    Abraços

    ResponderEliminar