sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Companheiro de viagem

Por hábito, não fotografo  pessoas e muito menos à socapa. Sinto-me como se lhes roubasse a alma..Mas com esta criança não resisti...Viajámos juntos, de comboio, entre Bruxelas e Haia.Não nos conhecíamos.Mas como todas as crianças depressa entabulou conversa comigo.Para ele, não foi obstáculo a diferença de línguas.Passou grande parte da viagem(nos períodos em que não dormia no colo da mãe) a tentar ensinar-me a dizer as cores em holandês.Estendia-me um lápis de cor de cada vez, e ia enunciando o nome de cada uma delas: eu entrava no jogo e repetia, coisa que ele achava imensa piada.Houve muito desenho sarrabiscado por mim, para ele:desenhei ( logo eu que não tenho habilidade) gatos, cães, pássaros, carros, ...Quando a viagem acabou, levou consigo um bloco, cheio de desenhos que lhe fui fazendo. Eu, dele, trouxe o sorriso reflectido no vidro da janela.Hoje deverá ser um rapazinho dos seus oito ou nove anos.

2 comentários:

  1. Mara Gabela
    Uma foto excepcional para lá da bidimensão da vida, um sorriso franco alegre rasgado de uma criança feliz e olhos cheios de brilho
    Que ternura ter-lhe feito desenhos, adorei
    Amei!
    Exala vida, força, tem muita energia!
    Beijos
    Isa

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Isa pela visita.
    Quando "folheio" os meus álbuns, detenho-me sempre um bocado em frente a esta foto. O garoto era de facto uma simpatia e suavizou o cansaço da viagem
    Maria Gabla

    ResponderEliminar