quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Prato com aba raiada

A aba raiada deste prato e a decoração central tornam-no diferente do habitual.
Comprei-o na Guarda, numa das últimas semanas do verão passado, seduzida precisamente por estas diferenças decorativas.
O desenho central, a mim, sugere-me uma palmeira no meio de um jardim, ladeada de duas cancelas e, talvez, duas aves. A "ave" do lado direito, dita-me a imaginação poderá ser um beija-flor, mas como os olhos veem coisas diferentes, cá em casa, há quem veja um lago, um repuxo e, os meus beija-flor, transformam-se  em pombas.


A fotografia de baixo pretende mostrar um pormenor das diferentes faixas decorativas. Prefiro a última, que me faz lembrar a espiguilha, adorno que tanto usei, na roupa dos meus filhos quando eram bebés  e,que continuei a usar  nos bibes da minha filha.

A marca! Quando  a vi convenci-me que havia uma igual no Dicionário Marcas de Faianças  e Porcelana Portuguesas,e que, portanto, identificaria rapidamente este meu prato. Engano meu. Há várias sim, idênticas a esta no tipo do desenho da letra, ou pincelada mas, igual nenhuma.
Fiz várias pesquisas, que passou até pelo nome de alguns oleiros, mas não encontrei nenhuma referência que me fizessem aproximar da identificação desta marca.
Numa das últimas feiras aqui em Braga, vi um pequeno bule, não marcado, decorado com estas riscas e em todo o resto, me pareceu serem peças da mesma fábrica.. Pediam uma exorbitância por ele ( coisa que não aconteceu com este prato),  portanto lá ficou em cima da banca, desafiando novos olhares.

12 comentários:

  1. oi maria paula..
    acredite foia 1ª vez que vi uma saboneteira esmaltada também...
    ate quando a comprei no mercado das pulgas
    pensei

    que seria uma mantegueira...quejeira

    mas depois analisando com calma notei furinho e ai logo deduzi uma saboneteira!!!


    Seu prato da postagem é simplesmente divino!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Paula
    Gostei do seu prato. O motivo é de facto uma palmeira ladeada de 2 hipotéticos pagodes e flores numa reprodução de cantão popular(?) espanhol, isto porque analisado o tardoz onde está a marca o esmalte e as letras das iniciais do pintor são uma evidência de Talavera de la reina, sendo que o comprou na Guarda ainda ajuda na catalogação.Não sei equitecar os posts, por isso a procura torna-se um desespero...lembra-se por certo que há tempos apresentei um também com reservas na aba com traços e tipo folhas, ao centro tem uma ave todo em azul e no tardoz com letras, fui ver,B A F esta é muito muito semelhante.
    Neste não há dúvidas, pode acreditar mesmo.
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Cristina

    Pois a sua saboneteira para além de pouco usual é bem bonita. Gosto do tom rosa e pérola.
    Obrigada pela sua presença e bom fim de semana
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  4. O Prato é bonito e de facto a marca faz lembrar a de um exemplar da Maria Isabel, que se quiser aprender a etiquetar, por amor de Deus, telefone-me.

    Também esquadrinhei o Dic. de marcas de faiança e n encontrei essa marca. A mais próxima é da fábrica de castelo Picão, conhecida por faianças do Dr. Milagres, mas é díficil dizer se será a mesma.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Cara Maria Isabel
    Desculpe a demora da resposta.
    A marca deste prato sempre me fez lembrar a marca do seu e depois de ler o post onde nos fala dele, até encontro semelhanças na decoração. Repare no motivo que serve de base à ave do seu prato e na base onde assenta toda a decoração do meu prato!Será que sairam da mesma manufatura?
    Beijos
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  6. A peça é bonita, mas cá estamos nós em mais uma de adivinhação.
    Para não destoar dos outros comentadores, também não faço ideia a que produção estará associado este seu prato.
    Ponho a hipótese de que esta marca seja a de um ceramista em particular e não de uma fábrica.
    Verificando as letras desta marca, parece-me ver um F e um M na parte de trás. Colocando a hipótese de pertencerem a um ceramista em particular e orientando-me pelo livro do Queiroz, cuja edição on-line aqui apresenta, talvez estas letras estejam relacionadas com o nome de Ferreira Marcelino Júnior, que, segundo informação da edição, terá sido proprietário de uma olaria em Ovar no início do século ... mas é um tiro no escuro, e, por isso, sem grande hipótese de acertar.
    Mas, na falta de informação, dão-se "tiros no escuro" ... (risos)
    Manel

    ResponderEliminar
  7. Caro Luís
    Parece estarmos todos de acordo sobre as semelhanças entre as marcas do dois pratos.
    Quanto à sua origem, teremos unicamente hipóteses.
    Sabe que nunca tinha ouvido falar na fábrica de castelo Picão? Entretanto, fui pesquisar, mas pouco encontrei. É vasto este mundo das faianças!

    ResponderEliminar
  8. Caro Manel
    Os meus tiros no escuro farão muito mais estragos do que os seus :) pois, como sabe, os meus conhecimentos nesta área são limitados.
    Também fiz pesquisa por nome de um hipotético ceramista, mas como interpretei a primeira letra como sendo um E, vi as minhas possibilidades reduzidas a quatro nomes,que não condizem com estas iniciais :)
    Talvez a hipótese que coloca de a primeira letra ser um F (agradeço-lhe a procura)tenha mais sentido.
    Seja como for, valha-me o prazer destas buscas, e a troca de ideias, sempre tão agradáveis e úteis.
    Um abraço e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Maria Paula

    Não tenho dúvidas. Tanto o meu como o seu saíram da mesma fábrica, o rebordo no tardoz não engana além de outros argumentos já descritos.
    Beijos
    isabel

    ResponderEliminar
  10. Maria Paula

    Desculpe-me. Sei que não é altura. Mas hoje andei a esquadrinhar o seu blogue à procura de uma informação antiga que tinha publicado e dei com este prato, que me parece sem dúvida nenhuma de faiança espanhola. Aliás ainda há pouco tempo em Placência vi uns quantos pratos deste tipo.

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Caro Luís
    É altura é e agradeço-lhe o comentário que me fez voltar aos meus apontamentos e a ocupar a mente de foram positiva.
    Também tenho encontrado várias peças em sites espanhóis com a decoração muito idêntica a este prato. ora veja o de baixo que é atribuído a Manises

    http://www.ebay.es/itm/plato-antiguo-de-ceramica-Espanol-siglo-XIX-CERAMIC-PLATE-ceramica-Manises-/261760499489?pt=LH_DefaultDomain_186&hash=item3cf2243f21&_uhb=1

    E agora veja a "pérola" que encontrei.

    http://www.ebay.es/itm/Plato-antiguo-ceramica-Manises-lebrillo-Old-ceramic-dish-Alte-Keramikschale-/251809596365?
    pt=LH_DefaultDomain_186&hash=item3aa10583cd&_uhb=1

    Como não se cansa de dizer há que ter cuidado com a informação que circula aqui pela net!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. lololol. Adorei o Manises. Realmente diz-se cada disparate na internet, mas esse é dos mais gritantes. lolol

    ResponderEliminar