quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bancos de jardim e não só

 Aqui no norte fizeram desaparecer grande parte dos  velhos e encantadores bancos de jardim feitos de ripas de madeira, regra geral pintados de vermelho. Tenho pena que isso tenha acontecido. Eram bonitos, mais ergonómicos do que os paralelepípedos graníticos (polidos!) que agora se veem com frequência. Estes, são duros, frios ou quentes, conforme seja  inverno ou verão, não nos deixam descansar  confortavelmente, parecendo antes, estarem permanentemente a fazer-nos um convite para continuarmos o caminho. Tenho visto soluções inovadoras harmoniosas e perfeitamente enquadradas no meio,  conseguindo manter o encanto do clássico e do tradicional sendo exemplo disto, este banco do jardim da Catedral de Santa María de Vitoria.
Os bancos que se seguem, não são propriamente de jardim, mas antes bancos de lago:) neste caso o lago Léman, e estão estrategicamente espalhados ao longo das suas margens, convidando uns, ao descanso, à contemplação, ao silêncio...
...outros, convidam a dois dedos de conversa, e há ainda um terceiro grupo, que  não se importando de servir de mesa para o portátil ou de banqueta para descansar as pernas, nos convidam a esquecer os caminhos que nos aguardam.
O que se segue é nosso, é nacional, e apesar de ser um "quente e frio" gosto dele. Quem sabe a que jardim pertence este banco? :)

10 comentários:

  1. A Maria Paula está certamente a aprimorar essa sua vocaçao de fotógrafa, misturada com a escritora/poeta que tem o jeito de fazer-nos refletir.Seu trabalho tem esse sabor a nostalgia do passado e a marcante força do dia a dia.Uma boa ferramenta para o desembolvimento pessoal e comunicaçao com o próximo.Abraços.
    Carlos Fernández

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos Fernández
      Obrigada pelas suas simpáticas palavras.
      A fotografia é um prazer, que eu, pura amadora, me esforço por melhorar. A escrita...bem, confesso que me "sai a ferros" ou seja, com sou concisa, tenho didfculdade em explanar e acho que tudo sai um bocado forçado :) Vale-me a boa vontade dos meus seguidores.
      Um abraço e uma boa semana de trabalho.

      Eliminar
  2. Olá V
    Em Belém sim, nos Jardins da Praça do Império.
    Apareça sempre. Há em si, ou melhor na foto que aqui mostra, qualquer coisa que me é familiar.

    ResponderEliminar
  3. Sempre boas fotografias. Também embirro com esses bancos modernos desconfortáveis.

    Não reconheci os bancos

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís
      Já reparou como se sentam as pessoas nestes bancos sem costas? Debruçam-se e apoiam os braços nas pernas. Parecem atletas em posição de partida!
      O último banco é dos jardins da Praça do Império :)
      Um bom dia de trabalho

      Eliminar
  4. Tive de entrar através do google chrome, ou não seria capaz de lhe deixar qualquer comentário! O internet explorer já não mo permite fazer ... fruto de incompatibilidades e velhice do meu pc!
    Não queria deixar de lhe dizer que quando olhei para o seu último banco não consegui saber donde era! Uma vergonha, quando passo tantas vezes pela Praça do Império!
    Mas a foto do seu primeiro banco é uma belíssima ideia para falar sobre a perspetiva aos alunos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manel
      Quando vi o símbolo do "Blogger" antes do seu nome, fui confirmar de que se tratava do Manel:) Por vezes a tecnologia não se compadece com os nossos hábitos e obriga-nos a alterações, o que para mim, na maioria das vezes, é sinal de dor de cabeça :) Já utilizo o Google chrome há alguns tempos, os meus filhos vão-me fazendo essas atualizações, às vezes até demais :)

      Já calculava que o Manel e o Luís não reconhecessem o último banco :) Quando estamos demasiado perto das coisas, não reparamos nelas. Um bom truque é sair-se de casa só com o objetivo de "olhar com olhos de ver" ou seja, fazermos turismo na nossa rua :) Fico sempre surpreendida com o que vejo pela primeira vez.
      Quem diria que consideraria a primeira foto inspiradora para uma aula sobre perspetiva? Fiquei contente com a ideia e espero sinceramente ser útil.
      Abraços

      Eliminar
  5. Olá Maria Paula
    Excelente post.Muito bom.Adoro a sua imprevisibilidade dos seus posts.

    Curiosamente vi as fotos antes de ler o texto, reconheci de imediato o último banco de pedra da praça Império onde se realiza a feira de velharias e às vezes vou, sou muito observadora!
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Maria Isabel
      Muito obrigada pela sua visita.Fico satisfeita por saber que gosta da imprevisibilidade dos meus posts. Por vezes é um risco falarmos daquilo que gostamos :)

      A Isabel foi a única dos meus comentadores habituais que identificou o banco :)
      Beijinhos e boa semana

      Eliminar