terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Miragaia ou Santo António de Vale da Piedade

Um feliz Natal e um novo Ano repleto de alegrias, é o que desejo a todos os meus queridos comentadores e seguidores. Para o postal escolhi uma peça sobejamente conhecida de todos nós e que eu há muito ambicionava ter. A oportunidade chegou há pouco tempo e nesse dia senti-me exultar! Fiz acompanhar o meu prato com uns anjinhos muito natalícios e ramos dos cedros do meu jardim. O estofo vermelho escuro da cadeira serviu para compor o cenário.
Quanto à decoração do prato, designada por País, já sabemos que foi usada pelas duas fábricas que refiro no título. A minha dúvida surgiu precisamente pela marca que podemos ver na foto abaixo. Tive sérias dificuldades em decifrar a primeira letra pois ali, eu via duas, um F antecedido de uma outra letra que eu também não conseguia perceber qual era. Andei a matutar no assunto até que um dia resolvi fazer uma pesquisa por imagens usando a frase "vários tipos caligrafia" e lá descobri que afinal,  não eram duas, mas sim uma letra, o F, escrito em caligrafia gótica. A partir daqui foi simples. As iniciais FLP, correspondem à designação Fábrica Loiças Porto. 


Mas, como neste mundo das faianças não marcadas nenhuma atribuição é fácil, surgem vários dados a complicar. É que tanto a fábrica de Miragaia no Porto, como a Fábrica do Vale de Santo António de Piedade em Gaia, usaram a designação "Fábrica de Louças" e, para complicar ainda  mais um bocado, a fábrica de Gaia marcava as suas peças localizando-as  no Porto. E sabendo nós que as duas fábricas estiveram ligadas entre 1824 e 1833, tudo fica ainda mais confuso. Mas, acredito, pela abrangência da marca,  que este prato possa pertencer precisamente a esse período de tempo em que as duas  fábricas estiveram sob a mesma direção. 

6 comentários:

  1. Esta marca que aqui apresenta é muito curiosa Maria Paula.
    Realmente, na última fase de Miragaia, aparecem marcas desta fábrica com as iniciais em letra gótica dentro de ramos de louro.
    Também é verdade que, de acordo com o catálogo de Miragaia, junto a esta fábrica, nos anos de 1846 a 1848 é criado um depósito de loiça comum a várias fábricas, na que se inclui Miaragaia, Sto. António Vale da Piedade, Alto da Fontinha, Fervença, Monte do Cavaco e Carvalhinho - pode muito bem suceder que esta marca pertença a este período.
    A associação entre Miragaia e Sto. António é muito profunda nesta altura, de tal forma que após a falência da primeira, as formas, desenhos e artistas migram para a segunda.
    Desta segunda fase de Miragaia a louça também usa ser marcada com o MP.
    A posse dum destes pratos com o motivo "País"também pertence aos sonhos do Luís, e claro que aos meus também, como a qualquer amante da faiança deste período.
    Parabéns pela posse desta peça mítica e que estes dias se passem em tranquilidade.
    Um bom ano, que já se avizinha, pois não temos sido muito favorecidos nestes últimos anos, mas há que não perder a esperança
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não conhecia esta marca, mas atendendo às semelhanças do tipo de letra e da decoração vegetalista, ocorreu-me logo que se pudesse tratar de um carimbo das fábricas que referimos.Quando consegui decifrar a letra F, cheguei lá e percebi que a marca pertence ao período em que as duas fábricas estiveram sob a mesma direção e que, como muito bem diz, houve uma migração dos recursos de uma fábrica para a outra, daí a similitude. Ser dono de uma destas peças preenche o imaginário de qualquer amante das nossas faianças e eu, novata no assunto tenho aprendido que as oportunidades surgem mais rapidamente do que pensamos :)Por duas vezes, perdi por distração bons negócios, mas rapidamente surgiram novas oportunidades. Um dos casos foi o negócio de um prato inglês da série "Chinese pastime". Fiquei frustrada, mas rapidamente encontrei dois, na feira de Barcelos:) e igualmente em conta!
      Continuação de umas Boas Festas e um bom Ano Novo.

      Eliminar
  2. Maria Paula,
    Fiquei muito satisfeita por ter ficado para si este belo prato Miragaia. Suspeito que é o mesmo que eu cheguei a cobiçar num venda da internet, sobretudo pelo inusitado da marca, uma vez que já conto com um exemplar destes cá em casa. É realmente uma daquelas peças míticas que muitos de nós ambicionámos ter e nós duas já tivemos o prazer de conseguir adquirir. Este seu tem o interesse adicional da marca que deve ser desse período já referido por si e pelo Manel.
    Linda a composição natalícia que fez com o prato, com o bom gosto que já lhe conhecemos.
    Resta-me agradecer e retibuir os seus simpáticos votos para o Natal e Ano Novo.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Maria Andrade
      Não fazia a mais pequena ideia que também tinha cobiçado este prato e agradeço-lhe a simpatia das suas palavras.Comprei-o a uma senhora da Póvoa do Varzim. Será que se trata da mesma peça? Este prato está consideravelmente danificado na aba. Está mal colado e falta-lhe uma lasquinha. Mesmo assim impossível deixá-lo para trás:) Este ano a inspiração para o postal de Natal tardou. Não me ocorria nada. Valeram-me os anjinhos da árvore de Natal, que foram apeados temporariamente, para cumpriram a sua missão de integrarem o postal.Espero que tenha tido um Natal muito feliz e desejo-lhe um excelente 2015!!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Já cá tinha vindo invejar-lhe o prato, um sentimento pouco nobre nestas alturas natalícias e por isso nem deixei nenhum comentário, com receio que escapasse alguma palavra mais azeda, reveladora da inveja toda que me rói por dentro.

    Na verdade, ando a ler uma tese de mestrado que uma senhora escreveu sobre a fábrica de Santo António de Vale da Piedade e tinha esperança de nesse texto encontrar referência a esta marca, mas nada. Há ainda muito que aprender sobre faiança portuguesa.

    Bjos e boas entradas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís :)
      Muito obrigada pelas suas palavras. Já me fez sorrir a bom sorrir :)
      Esta marca poderá muito bem pertencer à época em que as duas fábricas estiveram sob a tutela dos Rocha Soares. Mas, claro, bem sabemos que isto é especulação. Certezas, certezas não as há, por enquanto.
      Beijos e um bom ano de 2015

      Eliminar