quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Peça curiosa


Peça curiosa, esta, que me foi oferecida por uma cunhada, que se recorda dela, ainda em casa dos avós, desde os seus tempos de menina bem pequenina.
Há cerca de um mês, o casarão que sempre albergou esta interessante peça, foi vendida.Encontrava-se fechada há uma série de anos e já não servia ninguém.O seu rico recheio foi dividido pelos  herdeiros,que, com casas  já à partida bem recheadas, não conseguiram albergar tudo quanto gostariam. Com bastante pesar,restou-lhes  vender o que tinha valor comercial, mas...mesmo assim, muita coisa continuou a sobrar.
Resolveram então,  estes cinco irmãos, oferecer o que restava, às pessoas amigas,e que sabiam de antemão que iriam estimar.Foi assim, que entre outras peças, esta que hoje mostro, me veio parar às mãos.


Penso que o motivo decorativo será uma variante da série "País" e é composta por duas peças.Um prato e seu suporte.
Já sabem como eu sou com termos técnicos...corrijam-me se for caso disso :)

O suporte



A base



O verso da base



Pormenor da base



Segundo informação da minha cunhada, esta peça, não era, tal como eu pensava uma fruteira, mas sim um  escorredouro de copos.De facto, os treze pequenos buracos no centro do prato, parecem justificar a explicação, e o espaço que ocupam, corresponde, nem mais nem menos  ao diâmetro do bocal de um copo.Só comporta 4 copos.

Sempre que olho para a peça que designo como "suporte", não posso deixar de pensar na linda peça que a Maria Isabel, nos mostrou outro dia e que serviu de mote para as mais diversas especulações sobre a sua funcionalidade. Será que se desvendou o mistério?
Um abraço
Maria Paula

12 comentários:

  1. Olá Maria Paula
    Que saudades suas... e logo nos traz uma deliciosa peça que fecha com chave de oiro o enigma da minha!
    Sublime, estou tão emocionada, demais.
    A sua peça é digna de Museu, lindissima e rara, a primeira vez que vejo tal.
    Já tenho visto tipo bacias com furinhos em barro, várias, esta é em faiança, pintada muito delicada para escorrer os copos, enquanto que as que tenho visto serviriam talvez para escorrer hortaliças,digo eu.
    Pois, o pé da sua peça é exactamente igual ao meu, o mesmo rebordo,estou encantada, quem diria que teria este tipo de funcionalidade, ninguém!!!!
    Que bom seria eu um dia encontrar o prato com os furinhos, agora que conheço, quem sabe um dia ai pelo norte ainda a encontrarei.
    Bem haja, pela felicidade que me contagiou nesta bela manhã de sol, mas com tristeza na alma que esbateu sem pestenejar!
    Obrigada Maria Paula, e parabéns, pela oferta que lhe fizeram, a sua sensibilidade não passou despercebida aos demais cujo gesto nobre tiveram na oferta em a presentear.
    Acredito, na sua bela casa irá ser peça de destaque pela raridade e beleza de azuis num tema tão característico aí do norte.
    Fiquei profundamente fascinada, porque quando abri o blog achei logo se tratar de uma fruteira...foi muito hábil na forma como conduziu o texto para os seus comentadores habituais se apaixonarem...revela ser uma mulher muito sábia, cheia de surpresas, inteligente,uma nata sedutora!
    Sinto-me a flutuar de felicidade!
    Amei a peça,deslindou o mistério sim senhor!
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Fiquei encantado porque tiveram a boa ideia de colocar esta peça a salvo na sua casa.
    Se a visse creio que me intrigariam os orifícios, mas, depois, talvez me lembrasse que algures, no passado, tinha visto uma peça algo semelhante, mas confesso que não sei onde.
    Quando vi a sua peça, lembrei-me de ter visto uma semelhante há muitos anos e, na altura, deram-me a mesma explicação: que serviria para escorrer copos.
    Que pragmáticas eram as pessoas e como gostavam de se rodear de beleza, ainda que em peças triviais! Não conheciam o IKEA e, por isso, aguçavam a imaginação. O resultado está à vista!
    Devia estar "calado", pois já comprei muitas coisas no IKEA, e, a maior parte das vezes, arrependi-me.
    Tanto me arrependi que a maior parte das peças ali adquiridas já as revendi ao desbarato ou coloquei-as no lixo! "O barato sai caro" ... nunca o provérbio esteve mais de acordo!
    Que peça impressionante; ainda que hoje a sua função já não seja tão premente (as máquinas de lavar vieram destronar uma quantidade de peças afins!), permanece a sua beleza
    Um bom final de semana que já se adivinha aí
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Ola boa tarde Maria Paula!
    Ainda bem que fiquei de folga hoje...para me permitir ter tempo para apreciar esta sua BELISSIMA peça!!! É realmente muito linda!!! E concordo em tudo com a Maria Isabel e com o Manel...que bom que alguem teve o bom senso de lhe fazer chegar esta peça, para que tenha o destaque e tratamento que merece. E a maneira como faz a apresentação...magnifica, tambem eu pensei tratar-se de uma fruteira e só depois vi os furinhos no prato, já tinha visto alguns (poucos) pratos com esta função, mas os que aparecem mais são em olaria e sem o pé! Assim nunca tinha visto nenhum...Lindissimo!!! E que bela decoração!!!O maximo!!! Se me tivesse calhado a mim, já tinha mostrado a toda a gente e anunciado aos sete cantos hehehe, isto é, provavelmente os meus amigos já não me podia ouvir mais falar da peça e os que tenho contacto de email já tinha recebido as respectivas fotos!!!! hehehehe.

    Obrigado por partilhar a sua peça aqui no blog e um beijinho...
    ...fico à espera da foto das outras peças que lhe calharam lol!!! Sou mto curiosa!!!

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  4. Linda peça

    É um escorredor de copos de aguardente. No passado foram muito comuns. É uma peça rara e o motivo decorativo é lindo. Também gostaria de ter uma.

    Por mail, vou ver se lhe envio uma fotografia de peça da mesma tipologia.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá Isa
    Como gostei do seu comentário! Senti-me lisonjeada com tudo o que escreveu. Obrigada.
    Fico particularmente feliz por concordar comigo, em como esta peça ajudou a desvendar o enigma que rodeava o seu belo “oveiro”, “jarra”, ou sei lá quantas mais funções não lhe foram atribuídas num instante :)
    Pode acreditar, que vou passar a andar de olhinhos bem abertos, pelas feiras e casas de velharias. Se algum dia, encontrar uma peça que complete a sua, pode ter a certeza que a comprarei para ter o prazer de lha oferecer.
    Apareça sempre.
    Um abraço amigo para si
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  6. Manel
    Sinto-me duplamente responsável por esta peça.
    Primeiro, porque ma confiaram, oferecendo-ma,e sendo assim, a obrigação de a acautelar,é maior. Depois...porque gosto tanto dela, que tenho que ter a arte de lhe arranjar um local onde se destaque, mas que ao mesmo tempo esteja protegida. Já houve vários ensaios :)

    Quanto ao IKEA, nem me fale!
    Desde que lá comprei, uma secretária, para o quarto de um dos filhos, e suei as estopinhas, para a montar nunca mais!
    Bem... não é bem assim. Já lá fui mais algumas,poucas vezes comprar pequenas utilidades, mas na realidade não sou sua fã.
    Um bom fim de semana também para si.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  7. Marília, que alegria em revê-la :)
    Gosto da maneira como aparece. Cheia de energia e de agarra, depois desaparece e passado tempos já me ando a questionar, por onde andará a Marília :), coisas...
    Também sou um bocadinho como a Marília,adoro falar sobre as coisas de que gosto, mas só que eu terei menos um bocadinho da sua genica lol, coisas da idade :)

    Quando vi esta peça montada e reparei nos furinhos, pensei que fossem para escorrer a água da fruta lavada!:) Calcule-se o meu espanto, quando soube para que servia!Nunca pensei que uma peça utilitária fosse alvo de tantos cuidados decorativos. Coisas de outros tempos!
    Receba também um beijinho, e apareça sempre que puder
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  8. Maria Paula
    Voltei...
    Então deixou-me sem palavras com tão rasgados elogios.
    Fico feliz quando sei que encanto com as minhas simples palavras as pessoas de que gosto.
    Emocionada fiquei, do seu gesto amigo em ir espreitando aqui e acolá o prato para encaixe no meu suporte, coisa linda de se ler.
    É como lhe digo, ultimamente tenho sentido tão eloquentes gestos dos meus amigos bloguistas que acho não estar à altura.
    Fenómeno incrível, algo maravilhoso que me preenche de alegrias.
    Que dizer, bem haja pelo seu gesto tão carinhoso, como a hei-de compensar, coisa para começar a pensar.
    Obrigada, mais uma vez.
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria Paula,
    Já quase tudo foi dito sobre a sua bela e rara peça de faiança, realmente invejável. Vim só dar um testemunho q corrobora a afirmação do Luís de q se trata de um escorredor de copos de aguardente. Vi numa feira uma peça destas à venda, nada q se parecesse em beleza com a sua, mas também de faiança, só a parte de cima, sem suporte. O vendedor disse-me q era um escorredor de copos e eu fiquei a pensar em copos lavados a escorrer. Virei e revirei a peça, achei muita piada ao verso do prato com os buraquinhos, mas achava-a pequena para levar alguns copos, de vinho ou de água, pensava eu. Então ele disse-me q servia para escorrer copos de aguardente aproveitando os restos q ficavam no fundo.
    Tempos de desperdício zero, ao contrário de hoje...
    Um abraço e usufrua bem desse seu tesouro.
    Maria A.

    ResponderEliminar
  10. Caro Luís
    Pois agora, que fala em copos de aguardente, faz sentido, a área útil da peça, 20cm de diâmetro!
    Aceitei sempre a explicação como certa, mas intrigava-me o facto de uma peça de cariz tão utilitário comportar só 4 copos! Mas pensei, (logo eu que gosto de arranjar explicações para tudo)que esta peça, talvez servisse só para ocasiões muito especiais, no género,estar no quarto de pessoas doentes... :)etc, etc.
    Afinal, bem mais simples a explicação.
    Um abraço para si e fico a aguardar a foto.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  11. Maria Andrade, seja bem vinda!
    Respondi ao Luís, quase ao mesmo tempo que a Maria A.escrevia aqui o seu comentário, o qual desde já agradeço.

    Mais uma achega importante, a sua, para compreendermos a verdadeira funcionalidade da peça.Do comentário do Luís, também só percebi que a peça servia para escorrer copos lavados :) Mas continua a fazer sentido. Claro! Copos de aguardente escorridos, para nada se desperdiçar.Davam-nos lições, os antigos, eles sim, verdadeiros ecologistas sem nunca terem ouvido falar em semelhante coisa.
    Um abraço também para si
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  12. Teve piada, a Maria Isabel ter descoberto que o seu pretenso "oveiro" e "jarra" era afinal a parte inferior de um escorredor de copos de aguardente, ou salva de aguardente, que é o nome mais correcto.

    Abraços a todos

    ResponderEliminar