sábado, 4 de setembro de 2010

Açucareiro branco

Este post vem na sequência de uma "conversa" no Velharias, a propósito de um lindo açucareiro do Luís, da Vista Alegre, e finamente decorado com florinhas. Claro está, que me lembrei logo do meu singelo açucareiro branco, com o mesmo formato gomado.Foi comprado na feira de velharias de Braga e foi uma autêntica pechincha. Acho que já falei dele aqui. Hoje apresento-o, pois sei que os amantes destas andanças,gostam sempre de ver, rever e apreciar estas peças que para muitas pessoas nada significam.Ainda bem que assim é:)Sobra para quem gosta. Bom fim de semana a todos

7 comentários:

  1. Como está Maria Gabela
    Cá estou eu de regresso depois de quase mês e meio de ausência, mas férias são sagradas e durante elas não consulto net, e fujo de televisões ou jornais. O mundo fecha para balanço durante as minhas férias!
    Qualquer dia acaba o mundo e eu nem darei conta! hehehe ...
    Este seu açucareiro com um formato semelhante ao do do Luís, tem uma marca que no catálogo da Exposição da Vista Alegre datado de 1998, aparece como pertencendo ao período de 1881-1921, mas isto creio que a Maria Gabela já deveria saber, pois é do conhecimento generalizado, e as marcas estão suficientemente estudadas e classificadas.
    O facto de ser totalmente branco creio que estará relacionado com a política que a Vista Alegre tem tido de produção de peças destinadas a bolsas menos recheadas.
    Também em minha casa existem várias peças deste tipo de louça, cujos originais eram magnificamente decorados, mas que os destinados a classes mais populares e remedeadas, como era o caso da minha, vinham na versão de totalmente brancas.
    No entanto a verdade da forma está lá e essa é que é o fundamental da peça!
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Gabela

    Sorte a sua que está marcado, eu tenho o bule, embora com o bico ligeiramente partido, comprei-o por uma bagatela, igualmente todo branco, está na minha casa de Ansião enquadrado numa pequena mostra de vários exemplares, mas sem marca

    Beijos
    Isa

    ResponderEliminar
  3. Olá Manel
    Seja muito bem regressado ,não só ao seu trabalho, para o qual lhe desejo desde já uma boa rentrée,mas também, como minha visita a este blogue.
    Sempre pensei,(não me pergunte porquê) que as antigas peças brancas da Vista Alegre,correspondessem a restos de produção com algum tipo de defeito, às quais, não fosse viável economicamente, acrescentar-lhes qualquer decoração.
    Mas como diz o Manel e muito bem, a verdade da forma está lá, e isso é que importante. Apareça sempre

    ResponderEliminar
  4. Olá Isa
    Seja também muito bem regressada e obrigada pelo seu comentário.
    Sabe que quando vi este açucareiro,no meio do chão, sem tampa (a tampa fui descobri-la eu no meio de outros tarecos) senti-me logo atraída por ele, pelas suas formas, Achei-o belíssimo.A vendedora pareceu-me um bocado necessitada e vendia essencialmente fancaria, por isso não me quis precipitar, nem tão pouco criar à mulher falsas expectativas em relação a um possível negócio. ,
    O certo é que, depois de dar uma volta pela feira decidi que se ainda lá estivesse a tal peça a compraria. Assim foi.O facto de ser da Vista Alegre não foi determinante para a compra, mas a marca é sempre uma mais valia.
    Passado tempos, vi numa loja de velharias um bule, parecido com este açucareiro, mas com marca azul!!Pediam balúrdios....
    Beijos para si
    Maria Gabela

    ResponderEliminar
  5. Maria Gabela, talvez tenha razão, não lhe posso garantir de fonte segura a minha explicação para a louça branca da Vista Alegre, nem tão pouco a quero induzir em erro.
    Esta teoria que lhe expus aqui está baseada numa antiga visita à Fábrica da Vista Alegre e da explicação que então me foi fornecida pelo responsável que então nos acompanhou e guiou a visita. Agora, se essa explicação é verdadeira ou não, já não lho poderei garantir, pois não a vi escrita "preta no branco" e por quem de direito.
    E, na altura, pareceu-me a explicação tão plausível como outra qualquer e nem sequer me dei ao trabalho de a verificar. Será assunto interessante para pesquisa no intuito de verificar a sua veracidade, o que pode ser relativamente fácil, visto a fábrica ainda existir e estar em laboração, não obstante sob diferente direcção.
    O interesse destas questões pode ser absolutamente supérfluo e estéril para o comum dos mortais, mas revela-se de algum interesse para alguns, talvez mais curiosos, como eu
    Manel

    ResponderEliminar
  6. Manel, acredite que a sua teoria tem um suporte muito mais fidedigno do que a minha ideia,que,não sei, de onde ela surgiu.:)
    Um abraço e obrigada por todas as atenções

    ResponderEliminar
  7. O açucareiro é muito bonito e evidencia a continuidade das formas usadas pela Vista Alegre.

    Relativamente ao uso de porcelana branca, tenho a dizer-vos que o meu primeiro emprego aos 18 anos foi numa loja de loiças e na época, a porcelana branca era sobretudo vendida para a hotelaria (cafés, restaurantes, hoteis). Portanto, era mais barata e fabricada e vendida em maiores quantidades.

    Não sei se nos finais do século XIX a coisa já seria assim.

    Em todo o caso, o que interessa é que o açucareiro é lindo e lhe dá imenso prazer.

    Luís

    ResponderEliminar