quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A minha cadela

Não pertenço ao grupo de pessoas que ame indiferenciadamente os animais, nem pertenço a nenhuma associação para a sua defesa (esclareço que acho os seus princípios e trabalho muito meritórios);
-Acho cruel o seu abandono e maus tratos;
- Quando oportuno, vou fazendo campanha, entre os meus amigos, a favor da adopção, em detrimento da compra dos seus animais de estimação;
Tudo isto para dizer que o bicho (assim lhe chama o meu filho mais novo) da foto, pertence ao rol daquilo que eu gosto.
É bicho sim, e de seu nome próprio, Lucky. Em família dá pelo nome de Mademoiselle, ou melhor dizendo Mamosel.
Esta cadelita, que conhece cada expressão do nosso rosto, e distingue os diferentes tons das nossas vozes, agindo depois em conformidade, apareceu a vaguear na minha rua, há talvez uns dez anos. Abandonada! Metia dó. Tentámos resistir-lhe. Mas ela foi uma lutadora. Aparecia todos os dias, à espera da comida e do afago. Acabou por vencer. Hoje é dona e senhora do jardim, da casa, nem tanto:) Ladra a estranhos que passem na rua, como se esta fosse propriedade dela também,não há melro que ela não ameace com as suas correrias doidas,e agora, por fim, compete no ladrar, com o cão do vizinho (salvo seja, coitado do senhor, que por sinal é o meu irmão :),
Atrás dela vieram os gatos! Vadios e esquivos como eu gosto. Só aparecem à noite, com mil cautelas e depois da Mamosel se recolher! Vêm, para lhe comer a comida que ela desdenha. Ela bem que dá por eles e ladra que se farta, mas a essa hora não lhes pode chegar e a gataria sabe disso....daí a sua assiduidade nocturna.
Maria Paula

4 comentários:

  1. Olá Maria Paula
    Sabe que adoro mais falar de si chamando-lhe Maria Gabela...(nada haver, só que este nome associo fatalmente a outra que me estripou profissionalmente, depois do tanto que por ela fiz...só que hierarquicamente estava abaixo de mim , a sua ambição era o meu lugar, derrubou-me mas continua em sub...e já lá vão 6 anos)
    Desculpe, são dores tão grandes que não resisti falar...coincidências de nomes, claro...
    Sabe que gosto muito de si,faz parte do meu leque de amigos de coração
    A cadelinha é amorosa, tem um olhar enternecedor, muito fofinha
    Que dizer do cadeirão em verga pintado em azulão, lindo, o meu é pintado em branco e tem 30 anos
    Perfilho tudo o que escreveu sobre os animais, também me doí o coração quando vejo animais domesticados abandonados, andam perdidos de volta dos caixotes do lixo, um crime, porque nada conhecem do mundo da rua,de terem de se virar, procurar alimento, pior os antigos donos preferem ir de férias, esquecem os direitos dos animais, nem pensam duas vezes, optam pelo seu abandono, insensíveis
    Por acaso este verão um amigo nosso viu também uma linda cadela a vaguear pelo lixo, meiga a pedir ajuda,decidiu levou-a para o Alentejo onde mora a família, estava doente, levou-a ao veterinário, foi tratada e agora vive feliz no jardim,uma excelente amiga e guardadora
    Fiquei tão contente, se por um lado existem pessoas insensíveis, ainda assim, existem também pessoas como a Maria Paula e outros que tem um coração d'oiro
    Bem haja, se eu morasse numa vivenda, também teria, mas num andar, não me dá jeito
    Contudo quando vou a Ansião regalo-me com os animais que são a "família" da minha irmã, um serra da Estrela enorme e outro sem raça arraçado,o Camões ,branco com uma malha preta sobre um dos olhos, que deu o mote ao nome, ainda um gato de olhos azuis siamês mui doce, incrível dão-se os 3 muito bem!
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Olá Isa
    Que prazer em revê-la.
    As férias grandes correspondem ao período em que se abandonam mais animais. Acho inqualificável um acto destes. A minha cadela apareceu em Setembro...mês ainda de férias.
    Quanto ao meu nome pode tratar-me como mais gostar. Devo-lhe um pedido de desculpas por não ter esclarecido na altura devida, mas por vezes ficámos tão constrangidos, que nem sabemos o que fazer, e foi o que aconteceu.
    Um abraço para si
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  3. É mesmo "Lucky" o nome do bicho!
    Que sorte teve, a de escapar à de tantos outros que têm a desdita de cair em mãos de humanos pouco conscienciosos e sem escrúpulos, como os há por esse mundo fora.
    Todos os animais que povoaram/povoam a minha família chegaram-nos igualmente da rua ou de canis municipais. Para contrabalançar o desumano dos outros que os colocam fora de portas sem atender ao carinho e fidelidade com que os animais nos brindam!
    Um bem haja por ter contrariado estas tendência desumanas!
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Manel
    Pois é, esta cadela foi mesmo uma sortuda!
    Ela e nós, que ficámos com um bicho alegre, que nos acarinha,que devolve cada afago, pedindo mais com a patita. A sério ela faz isso :)
    Tenho que ter cuidado, para não desatar a contar as suas graças :)
    Sabe que há uns tempos acompanhei os meus pais ao canil municipal e mete dó ver aqueles animais todos, esperando, penso eu, pelo abate.
    Hoje abandonam-se os animais com muita facilidade!As pessoas antes de pensarem em terem um, deveriam verificar muito bem se reúnem condições, e não me refiro só às materiais...esquecem-se que os bichinhos são seres vivos e não peluches e por isso mesmo sujam, ficam doentes etc, etc.
    Um abraço e bom fim de semana
    Maria Paula

    ResponderEliminar