quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Resplendor


Chamo a esta peça, resplendor. Estará correcta a designação?
O termo resplendor,não se aplica só ao semicírculo, com raios luminosos, que encaixa na cabeça das imagens religiosas? Mas como resplendor significa , auréola, brilho,não se aplicará este termo, também, a  peças como esta?

A peça que aqui mostro,foi comprada por uma ridicularia, numa feira de angariação de fundos, que o "meu" agrupamento de escolas, realiza todos os anos. É uma actividade interessante,que envolve toda a comunidade escolar, e, onde se vende de tudo.Tudo, o que é oferecido pela própria comunidade.Dá uma trabalheira dos diabos,mas entre o  "tem que ser", e o divertido, lá vou participando todos os anos, como vendedora :) Este ano, calhou-me em sorteio, ficar na tenda dos livros usados.Tive sorte com a companhia, e com as vendas também.

Bom, a feira foi a um sábado, e eu, sem querer exagerar, acho que na segunda-feira seguinte, já estava à porta de uma casa de artigos religiosos, para mandar restaurar a peça.
Pediram-me 40€, pelo restauro. Intuitivamente, achei caro ( não ando a par do preço destes trabalhos), e hesitei..Justificaram, que seria utilizada folha de ouro e não purpurina, que a peça merecia, etc.. O certo, é que, com a vontade que estava em ver a peça restaurada, fechei os olhos, e concordei.
Quando a fui buscar, fiquei um bocadinho decepcionada. Achei-a demasiada dourada.
Hoje, que já se passaram uns três anos sobre a compra,parece-me, menos brilhante,consequentemente mais bonita. Não sei, se sou que já me habituei, ou, se o tempo, já conseguiu realmente esbater a cor.
Maria Paula

10 comentários:

  1. Ola Maria Paula, temos o facto de ter medo de não gostar das peças restauradas em comum...tambem eu gosto de ver a marca dos tempos, a patina que só a passagem dos anos dá as peças. Mas esta peça está mesmo muito bonita Maria paula. Parabens pela peça.

    Beijinho grande,

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Paula.
    Gostei da peça e sobretudo da sua estória, linda!
    Quando casei estive para comprar um grande espelho para o hall que me atrevo a dizer mui parecido com o seu resplendor. Desisti a favor de outro igualmente belo mas mais discreto.No caso o dourado é mui interessante, tem um ar de mais velho e laivos de vermelho raiados, que só se conseguem identificar olhando em pormenor.
    Pois,o seu resplendor é inegavelmente bonito e onde quer que o tenha colocado será um prazer contempla-lo.
    Bom gosto e mui feeling!
    Bom fim de semana com muitas voltinhas pelas montras, que para comprar tens de se pensar 2 vezes.
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Cara Maria Paula

    Há uma cera ouro velho que os douradores costumam usar para retirar os brilho excessivo das peças acabadas da fazer. Por exemplo, aqui em Lisboa, na Papelaria Fernandes ou Progresso vendem essa cera e nem é cara.Creio que no Porto encontrará também o produto numa boa papelaria.

    Eu gosto dos doirados. Sou muito barroco

    ResponderEliminar
  4. É verdade Maria Paula, creio que o dourado necessitaria de alguma patine e de estar gasto, deixando ver o "bolo" que está por baixo, para que me dissesse algo; repare que a opinião que lhe coloco aqui é muito pessoal e discutível, a de alguém que gosta de coisas que acusem a passagem dos anos e com o ar delapidado de quem passou por muito, pois só assim consigo fazer "falar" uma peça dentro da minha mente.
    Por outro lado, não me leve muito a sério, pois o que realmente importa é que reconheçamos a peça como nossa, e para isso, deverá estar de acordo com o nossos parâmetros estéticos, porque as coisas deverão, antes de mais, levar-nos ao sonho.
    Eu gosto de me perder em contemplação e devaneio quando olho para as coisas, e isso só acontece se elas me "contarem histórias"!
    Um bom final de semana
    Manel

    ResponderEliminar
  5. Eu devo estar a ficar louca.....:-)
    ...mas eu tenho quase a certeza que deixei aki um comentario esta madrugada...será que o deixei noutro blog??? Tem alturas que axo que estou louca ou que sonhei...ou algo do genero...!!!
    Mas eu tenho quase a certeza!!!e o comentario ficou cá...onde foi ele?
    Bem, vou repetir:
    Ontem andava eu a bisbilhotar a lista de artigos do proximo leilao da Leiloeira Serralves, quando vi uma peça parecida com a sua Maria Paula, aquele escorredor de copos de aguardente.
    Esta na lista de artigos a leiloar no dia 10/12/2010.

    Um beijinho

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  6. Olá Marília
    Obrigada pelos comentários e pelo alerta sobre a peça parecida com a minha, que vai a leilão.Gostamos sempre de saber, não só, o valor das peças, como também o rumo, que a que nos pertence, poderia ter tomado, caso não nos viesse ter parado às mãos.
    Quanto ao resplendor, já não lhe estranho o dourado, mas verdadeiramente, prefira-o, com um aspecto mais envelhecido.
    Beijos
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  7. Cara Isa
    E não é que fui mesmo dar uma voltinha,acompanhada pela minha cunhada, que certamente, já conhecerá de eu tanto falar nela?
    O destino foi inevitável. Velharias!
    Entrámos numa das casas, de que eu mais gosto e entre conversas e compras passámos lá quase duas horas!
    Lá trouxemos algumas peças, e viemos todas realizadas :)
    O meu resplendor está colocado numa parede lateral da sala de estar. Não se vê à primeira vista,e por isso passa despercebido.Gosto dele ali, meio escondido, meio envergonhado da sua "plástica" :)
    Beijinhos Isa
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  8. Caro Luís
    Também gosto de dourados, mas este está um bocado exagerado,aliás, acho que fui "levada",no preço e na qualidade do trabalho, mas é assim que se aprende :)
    Cá em Braga já houve a Papelaria Fernandes, mas infelizmente fechou.No Porto, não sei se haverá, mas sei que há uma grande casa de materiais de artes plásticas, próximo da Sampaio Bruno.Vou lá entrar e ver se eles têm a cera que refere.
    Um abraço
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  9. Caro Manel
    Obrigada pela sua sincera opinião. Eu também prefiro as peças que acusam a passagem do tempo, mas de facto, este pequeno resplendor, estava muito, muito,deteriorado e achei que merecia um restauro. Tive azar, provavelmente, não expliquei exactamente o que queria, ou o artista,achou que ficaria assim melhor. Vou tentar recuperá-lo, pôlo mais ao meu gosto.
    Um abraço
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  10. Reparei agora, que escrevi pô-lo, sem hífen. Faço agora a correcção.

    ResponderEliminar