quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Trio de porcelana

 O Luís mostrou-nos no seu blog, este lindo bule da Vista Alegre e eu, que anteontem à noite trabalhava no portátil da minha filha, na sala, quando o vi,  bastou-me erguer os olhos para dar de caras com um bule meu,  parecendo-me de imediato haver semelhanças no formato das peças. Fui buscá-lo, ampliei a foto do bule do Luís, e assim com os dois, "lado a lado",confirmei a minha primeira impressão. Apesar da decoração bem distinta, a forma é a mesma! 
  Repare-se na asa, no gomado do corpo, nos filetes a ouro, e até nos três pontinhos dourados que decoram o bico.

Como já conhecia alguns bules da Vista Alegre com este formato, ( tenho um, mais pequeno, marcado a azul), quando vi este trio de peças que formaram em tempos um serviço de chá, associei-as de imediato a esta fábrica, não deixando, no entanto,  de estranhar a decoração.
No açucareiro, podemos ver melhor,  pormenores desta decoração, formada essencialmente por pequenas folhas douradas e enrolamentos alaranjados.
Não acho que este tipo de desenho, conjugado com esta cor, seja da caraterístico da VA e considerando a opinião do Luís sobre o conservadorismo desta fábrica no que se refere à decoração das suas peças, estas, terão origem  numa outra qualquer, que não a da Vista Alegre..

 
No entanto, é inegável que o formato deste trio é igual às muitas peças  marcadas da Vista Alegre, portanto o que pensar? 

Conjuntamente com estas três peças e porque faziam parte do mesmo lote, comprei um pires e uma chávena de chá. Esta última peça, não faz obviamente parte do serviço, e parece-me de fabrico inglês e com o formato London Shape.   

Poderão encontrar belos exemplares e muita informação deste modelo, aqui, no blog da Maria Andrade

12 comentários:

  1. Olá Maria Paula
    Que sortuda. Julgava que tinha peças destas da VA mas todas brancas, era a impressão que me ficou de outras vezes já aqui abordado este formato, que também tenho. Agora pintado, tal como o Luís também agora adquiriu...são inegavelmente belos. Cada um, com a sua decoração. O dele amoroso, mimoso, o seu mais exuberante, o tom laranja forte, é quente incita a mente no deleite...
    Parabéns, tem um gosto peculiar para porcelana, tal como o Luís e sobretudo a Maria Andrade e até já dá cartas o Flávio...eu ando a aprender.Na verdade a faiança desperta em mim mais interesse, mas acredite este laranja tirou-me do sério.
    Bj
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria Isabel
    Estas peças comprei-as baratíssimas, numa casa relativamente perto da minha rua e que, não sendo propriamente uma loja de velharias (vende essencialmente móveis usados),de vez em quando tem coisas interessantes.
    Já tenho deixado escapar peças, que depois me arrependo.

    Acho que é a tal exuberância de que fala, que me faz duvidar, que estas peças sejam da VA.
    Um abraço
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  3. Ola Maria Paula, como está?

    Para mim as suas peças são Vista Alegre sim e com muito poucas duvidas! A decoração é muito bonita, os laranjas passam me um pouco ao lado mas os dourados fazem lembrar as decorações da fabrica. Na minha opiniao tem aí um belo trio da V.A. a que só falta a tampa da leiteira ou cafeteira.

    Um beijinho

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria Paula,
    Muitos parabéns pela sua compra.
    Estas suas peças para mim, tal como para a Marília, são indubitavelmente da Vista Alegre. Este formato gomado ou polilobado ou “facetas” como lhe chamaram na própria fábrica, não o conheço em mais nenhum fabrico de porcelana e o emaranhado de folhinhas a ouro também é muito típico da V.A. Também os desenhos a laranja me são familiares como sendo desse fabrico.
    O que me intriga é as peças não estarem marcadas porque já me foi dito por responsáveis do Museu Vista Alegre que sempre foi política da fábrica marcar todas as suas peças, desde o tempo do velho Pinto Basto. A verdade é que até as peças brancas, para uso, de que tenho várias, têm todas marca a azul ou a verde aplicadas sob o vidrado .
    A minha teoria sobre isto é que as marcas a ouro eram aplicadas por cima do vidrado e por isso muitas não terão resistido a sucessivas lavagens e, quem sabe, ao uso de lixívia. Talvez sejam essas as marcas que faltam agora em muitas peças.
    A sua chávena das florinhas também é V.A. igual a 3 chávenas e pires que mostrei no post de 17 de Maio (http://artelivrosevelharias.blogspot.com/2011/05/varias-cores-o-mesmo-modelo-several.html) e não inglesa, só a pega é que é do tipo "London shape". Não conheço chávenas inglesas deste modelo, para além da semelhança da asa.
    A Vista Alegre chegou a fabricar "London shape" logo no início, ainda em período de experimentação, devido à influência inglesa por parte da mulher do primeiro Pinto Basto.
    Desculpe todo o arrazoado e espero que não se ofenda por eu contrariar aqui algumas das suas afirmações. Estou certa que a Maria Paula não é esse tipo de pessoa e referindo aqui o meu blogue pôs-me mais à vontade para prestar estes esclarecimentos.
    Beijos e continuação de boas compras.
    Maria Andrade

    ResponderEliminar
  5. De vez em quando parece que andamos coordenados nestes blogs e apresentamos todos, ao mesmo tempo, peças da mesma família.

    Perfilho inteiramente as opiniões da Marília e Maria Andrade.

    Apenas acrescento mais um factor, que tenho ouvido dizer muitas vezes, mas que nunca li em lado nenhum. Nem todas as peças de um serviço eram marcadas. Por exemplo, a terina poderia ter a marca, mas a molheira ou o prato coberto não.

    Em todo o caso as peças são definitivamente Vista alegre

    ResponderEliminar
  6. Cara Marília

    É um prazer vê-la por cá.

    Pois parece que não restam dúvidas. As peças são mesmo da Vista Alegre.
    Quando as vi, associei-as logo à VA, mas depois pus-me a olhar para a decoração e já hesitei. Acontecia por vezes, o mesmo, nos exames escritos. Dávamos uma resposta certa, e depois à última da hora, mudávamos de opinião e lá se ia pergunta certa :)
    Beijinhos e apareça sempre.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  7. ola Maria Paula!!!

    LINDO!!!

    Adorei o seu conjunto!! Comprei um em verde! Tenho de lhe mostrar.. é mesmo igual ao seu, mas o meu não é gomeado.

    Se resto é igual!!!

    Abraço

    Flávio Teixeira

    ResponderEliminar
  8. Cara Maria Andrade

    Não me ofendo rigorosamente nada :) Só tenho a agradecer-lhe, os seus esclarecimentos. Ficaria triste, isso sim, se me deixasse incorrer em erro. Como tenho poucos conhecimentos sobre faianças e porcelanas, tento ser muito cautelosa com as minhas afirmações e sempre que é oportuno, gosto de remeter para as minhas fontes, que neste caso foi o seu post sobre o formato "London Shape", tentando corrigir assim, alguma informação errada da minha parte.

    Quanto às minhas peças, estão esclarecidas as suas origens, não restam dúvidas. Vista Alegre! :) O desenho confundiu-me por completo, pois não conhecia nada assim da VA! Curiosamente, uma das cafeteiras que o Luís mostra no penúltimo post,do seu velharias, apresenta o mesmo emaranhado de folhinhas douradas.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Ola Maria Paula

    Afinal o meu é gomeado tbm!!

    A Maria Andrade corrigiu-me mt bem =)

    Bjinho

    Flávio Teixeira

    ResponderEliminar
  10. Caro Luís
    As opiniões são unânimes. Acabaram-se as dúvidas. As peças são mesmo da Vista Alegre. Pelo desenho, eu nunca chegaria lá:)
    Tenho que começar a confiar mais na primeira impressão :)
    Abraços e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Olá Flávio
    Seja bem aparecido por aqui.
    Já fui espreitar a sua leiteira e é muito bonita também. Parabéns. Acho que também a andei a namorar no Miau e era apresentada como se fosse loiça inglesa:) Será que se trata da mesma peça?
    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Ola Maria Paula =)

    Esta foi comprada no leiloes.net mas sim deve ser a mesma =)

    Abraço
    Flávio

    ResponderEliminar