domingo, 24 de março de 2013

Azulejos - Braga

Os motivos utilizados na decoração de azulejos são tão variados nos  temas, cores, formas e texturas que nunca param de nos surpreender. Perto do mercado municipal de Braga há uns, que forram as paredes de um edifício que alberga um restaurante tipo tasca/churrasqueira. Está tão degradado, o edifício, que nem sequer vale a pena fotografá-lo.


Mesmo assim, e porque queria dar uma ideia do resultado do conjunto destes azulejos, fotografei um bocado de parede conseguindo, só muito a custo, um enquadramento sem chaminés de alumínio e outros feios enxertos.Segue-se o pormenor do conjunto que mais gosto e que,  integrado na panorâmica geral sugere um trevo de quatro folhas. A conjugação do azul e verde dão-lhe um ar pouco usual e foi isso que atraiu a minha atenção.


Na fotografia que se segue pode-se observar o outro pormenor, mais complexo graficamente, mas não tão bonito como o anterior.
Por fim, a barra que remata todo o trabalho de colocação e que, ampliando-se a primeira fotografia se consegue ver muito bem o efeito conseguido.
Não resisto em mostrar esta foto do mesmo pormenor que tanto gosto e ao qual, nem as marcas bem visíveis  da degradação, conseguem retirar o encanto.

8 comentários:

  1. Oi Maria Paula, fico sempre encantada quando vejo azulejos antigos, quer seja pelo design, quer pelas cores e texturas, pena que com o passar do tempo e pela falta de conservação venha a se degradar assim.
    Ando meio sumida, as vejo só dou uma olhada, sem fazer comentários devido a falta de tempo.
    Bejinhos!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo. É lamentável que se deixe degradar este tipo de património. E o que mais entristece é constatarmos que este tipo de situação é comum a muitos países :(
      Agradeço as suas visitas, mesmo as silenciosas. Também eu, muitas vezes vou espiar o seu jardim, sempre lindo.
      Beijinhos e boa Páscoa

      Eliminar
  2. Quando vi estas imagens só me lembrei dos velhos prédios do Rio de Janeiro que o Fábio anda a fotografar. Realmente as antigas casas do século XIX da cidade maravilhosa recordam muito as casas do Norte de Portugal.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Impossível não associar estes azulejos a alguns que o Fábio tem mostrado. As semelhanças são por demais evidentes e se procurássemos bem, creio que acabaríamos por encontrar padrões iguais nas duas cidades. Aliás, quando ando pelo centro de Braga vejo azulejos que me parecem iguais a um ou outro mostrado pelo Fábio. Gostava de ter tempo, para do lado de cá, fazer uma busca semelhante à do Fábio e depois comparar os “achados”, mas para já não há tempo.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Também acho uma pena, Maria Paula, encontrarmos azulejos tão bonitos já tão degradados. Gosto das duas cores combinadas e acho os dois motivos lindos - formados só na junção dos cantos, sem nada no meio, o que me parece muito invulgar - e o friso encantador.
    É realmente um ótimo projeto esse de fotografar as fachadas dos azulejos em Braga, tem que meter mão à obra... e aos poucos...
    Beijinhos e Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  4. Uma coisa que me custa compreender é como as pessoas e instituições responsáveis são tão pouco sensíveis às questões da preservação do património.Mesmo tratando-se dos mais simples.Felizmente vai havendo exceções.
    Estes azulejos também me atraíram pelo motivo que refere e pelas cores utilizadas. Acho-as pouco comuns, pelo menos aqui pelo Norte, onde imperam os azuis.
    Sabe que já tenho algumas fachadas fotografadas, mas ainda não sei muito bem como "pegar" nelas para as mostrar no blogue :)Tenho que aguardar por inspiração e organizar-me mentalmente :)
    Beijinhos tb para si

    ResponderEliminar
  5. Comece esse trabalho de fotografar as fachadas às apalpadelas e aos poucos. Também já o tem o modelo do Fábio para seguir.

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Já cá tenho algumas Luís! Brevemente começarei a mostrar,
    Beijos

    ResponderEliminar