quinta-feira, 7 de abril de 2011

Prato

Comprei este prato num conhecido site de leilões e o vendedor, que faz  uma descrição muito honesta das suas peças, esclareceu que o carimbo estava ilegível, mas que a sua origem provavelmente seria estrangeira. Informou ainda que o seu fabrico seria dos finais do século XIX,  princípios do séc. XX.


Depois de andar a olhar para o prato durante umas semanas, resolvi comprá-lo. O facto de por vezes, não  comprar de imediato determinada peça, nada tem a  ver com dúvidas, que eu  possa ter sobre a sua marca ou provável antiguidade. Estes pormenores, fundamentais para os grandes coleccionadores, não o são  para mim, embora, claro, perceba a importância da antiguidade numa peça. Entendo que  não devo comprar tudo o que atrai a minha atenção e tento resistir à compra, quando desconfio que estou meia compulsiva:) 


Mas voltemos ao prato, que está visto, não lhe resisti :)

É realmente muito bonito, de uma cor invulgar, entre o  castanho e  o cor de vinho.
O motivo principal é vulgar, apresenta uma cena romântica, com dois pares  de namorados,   passeando num jardim, próximo de uma pequena capela.
A aba é muito elegante com os seus arabescos e pequenas florzinhas.
Resumindo, gostei do prato e essa foi a principal motivação da compra. :)

Quando o recebi, e uma vez cumprida a árdua tarefa de o desembrulhar, começou o habitual ritual do mira e remira, lava, põe aqui ou acolá , até chegar a minha filha, que, quando vê  vestígios de embrulhos, me pergunta  entre o divertido e o terno  se sempre foi desta que levei a família à banca rota :)
Toda esta historieta para dizer que, tal como o vendedor informara, constatei que a marca era praticamente imperceptível, ou melhor, com algum esforço, conseguia-se perceber um  círculo, marcado na pasta. Perante isto, não voltei a pensar no assunto.
Num belo serão, em que me sentei noutro lugar, que não o habitual  (herdei do meu pai a "mania" dos lugares marcados), o prato ficou no meu campo de visão, como que a lembrar-me, o  desinteresse , a que a sua origem  fora votado
Foi então, que resolvi ir buscar a lupa para tentar perceber,  a desgastada marca.
 De observação em observação, comecei a reparar, que havia outro pequeno círculo, no interior do mais visível, e que o traço deste, não era igual por todo, até que consegui vislumbrar uma âncora.
Chegada aqui, compreendi, que à parte superior do círculo deve corresponder um nome, talvez o da fábrica e à parte inferior, correspondem os dois braços da âncora, aliás bem visíveis na foto que eu tirei  no modo macro,e  o  meu filho Vasco editou ( quanto a mim muito bem, pois conseguiu tornar a imagem da marca totalmente perceptível).

A âncora é um elemento comum a muitas épocas e fábricas, o que dificulta ainda mais a identificação.
As minhas pesquisas pela net, levam-me a crer, que seja da Davenport e bastante antigo, aliás, para além das   marcas de uma  trempe, bem visíveis, pode-se também ver um número 6 pintado a vermelho.  
Não encontrei nenhuma  marca exactamente igual a esta, pelo que se mantém a incógnita,  e, enquanto assim for,  a curiosidade manter-se-á espicaçada, o que é sem duvida  uma mais valia, para alguns serões mais monótonos.

8 comentários:

  1. A Davenport tinha de facto uma âncora como símbolo, mas essa n me parece da célebre fábrica inglesa, se não espreite o link http://www.thepotteries.org/mark/d/davenport.html.

    Também lhe sugiro que vá ao rubylane.com e pesquise a secção pottery. É um site americano de venda de antiguidades estupendo e é muito útil para identificar faiança inglesa, como parece ser esse seu bonito prato. A Maria Andrade e o Manel tb lhe poderão dar uma ajudinha, mas o rubylane faz milagres...

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Paula.
    Confesso que este prato não vi nos sites de leilões, porque não é de todo o meu tipo de loiça predileto com estampa romântica e bucólica.No entanto este seu prato é muito interessante pela cor, parece maior do que o habitual, ao contempla-lo a sua tonalidade sendo uma das minhas preferidas em paralelo com o azul confere-lhe um requinte de excelência.
    Não conheço quase nada de loiça inglesa,tendo por aqui aprendido alguma coisa. Acho as sugestões do Luís muito didáticas.
    Beijos
    Bom fim de semana
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís
    Foi precisamente ao site que sugere, que eu fui ter, quando andei nas minhas pesquisas e logo vi diferenças notórias, entre a marca do prato e as apresentadas no site, mas pensei que poderia ser uma variante,:) enfim, comecei a especular...

    Vou seguir o seu conselho e pesquisar no Ruby Lane, que conheço, graças a si,e que visito com regularidade, mas só para me deleitar com as maravilhas que por lá aparecem.

    Um abraço e bom fim de semana
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  4. Cara Maria Isabel

    Sabe que este prato andou semanas e semanas em leilão? Eu ia olhando, gostava, mas achava disparate, comprar só porque gostava, sou um bocado contida nos gastos que considero supérfluos e às vezes torço a orelha :( Mas lá chegou o dia, que não resisti :)

    Também sei muito pouco sobre marcas e antiguidades e sem dúvida que tenho aprendido muito com todos vocês, donos e comentadores de blogs que sigo.
    Beijos
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria Paula,
    Ando há dias intrigada com este seu prato q também acho muito interessante. Já fiz alguma pesquisa mas nada de conclusivo. À partida parece inglês, mas não conheço esta tonalidade no transfer-print inglês e não consigo identificar a marca. A âncora foi usada por muitos fabricantes ingleses mas também de outros países europeus e até nos Estados Unidos. Por vezes esquecemo-nos q a produção americana seguiu de muito perto os modelos ingleses...
    A nossa Sacavém no séc. XIX usou a âncora e muitas vezes a âncora relevada marcada na pasta e o Manuel Mafra nas Caldas também a usou.
    Não se conseguindo ler nenhuma palavra identificativa, só pela âncora é muito difícil atribuir origem, mas apesar de tudo a marca q acho mais parecida é uma da Davenport gravada na pasta q tinha a palavra Davenport em semi-círculo sobre a âncora.
    Nada de muito conclusivo mas é o mais próximo a q cheguei.
    Fez bem em ceder à tentação e adquirir este prato, porq podermos admirar e investigar sobre estes pequenos "tesouros" ocupa-nos bem o tempo e afasta o pensamento das misérias da vida... q cada vez mais nos rodeiam...
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria Andrade

    Também acho que a marca mais parecida com esta, é uma da Davenport,mas não passa disso mesmo, uma semelhança, pelo que me atrevo a pensar que esta, poderá ser alguma variação do tema âncora.
    Já pesquisei,por marcas de outros países, incluindo os Estados Unidos, mas não obtive nenhum resultado; muitas âncoras, muitos círculos,mas para complicar, nada igual. :)

    É bem verdade que a vida é feita de pequenas coisas (os grandes momentos contam-se pelos dedos das mãos), e são estas pequenas questões,que dão um grande prazer e, como muito bem diz, mantém-nos ocupados ajudando e muito a relativizar a mesquinhez do dia a dia.
    Um abraço e obrigada pelas tentativas para a identificação do prato.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  7. Tentei perceber se tinha algo na memória, ou nos canhenhos, parecido ou que me fizesse lembrar esta marca, mas nada.
    No entanto a peça tem um desenho que me atrai e a cor é curiosa, pela invulgaridade.
    Qualquer dia vejo esta marca noutro sítio qualquer e ... far-se-á luz!
    Uma boa semana
    Manel

    ResponderEliminar
  8. Caro Manel

    Como um motivo tão usado, se pode transformar,num pequeno enigma!

    Também acho que muitas vezes é o acaso que acaba por resolver estas dúvidas :)

    Obrigada pela presença e um bom dia de trabalho.
    Maria Paula

    ResponderEliminar