sábado, 7 de abril de 2012

Boa Páscoa

Com uma mão cheia de amêndoas desejo a todos os meus  queridos comentadores, seguidores e casuais leitores, uma boa Páscoa.

O pires onde pus as amêndoas, é da Vista Alegre e segundo o Dicionário de Marcas de Faiança e Porcelana Portuguesas, é uma das três usada entre 1924/47. É o que resta de algumas peças de um serviço de chá que havia em casa da minha avó materna.

Parece-me ser pintado à mão e acho as flores uma pequena delícia.
Nestas duas últimas, pormenores.
  Embora não seja muito dada a bordados, não posso deixar de  chamar a atenção para  o pequeno napperon, bordado da ilha da Madeira, e que me faz pasmar perante a arte destas bordadeiras.

Cá está o pires que este ano recebeu as amêndoas e que eu sei, que a  Maria Andrade  vai gostar de ver, assim vazio.

14 comentários:

  1. Maria Paula,
    Muito obrigada pelos votos de Boa Páscoa e pelas amêndoas, mas os olhos ficaram-me no pratinho Vista Alegre com uma decoração lindíssima.
    Ainda está a tempo de tirar outra fotografia com as amêndoas já todas comidas para nos deixar apreciá-lo todinho... LOL
    Também gosto muito do seu naperon bordado. Em dias especiais os meus, à vez, também saem da gaveta...
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Andrade
      As amêndoas já foram devoradas e seguindo a sua sugestão vou acrescentar uma foto do prato vazio, para se poder apreciar a decoração central.
      Abraços e boa semana

      Eliminar
    2. Liiiindo, Maria Paula!
      Bem me parecia que o centro do pires teria um belo bónus :)
      Uma boa semana também para si.
      Bjs.

      Eliminar
  2. Souberam-me bem estas amêndoas.
    Uma boa Páscoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael Carvalho, obrigada pela sua presença e espero que tenha tido, também, uma boa Páscoa.

      Eliminar
  3. Olá Maria Paula
    Um post fofinho. O pratinho é muito delicado e o naperon não lhe fica nada atrás.
    Fui fazer a feira a Évora,venho cansada, esteve um calor...
    Espero que a sua Páscoa tenha sido fantástica, a minha foi diferente, conheci gente muito interessante, mesmo.

    Boa semana de trabalho
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Isabel
      Foi para longe desta vez! Também eu cheguei cansada ao fim do dia, pois tive a casa cheia de gente, o que foi uma alegria, pois, os familiares que cá estiveram, são pessoas que prezo muito.
      Este pratinho é daquelas peças pequenas,que muito injustamente, vão ficando esquecidas no fundo dos armários. Este ano teve honras de prato de amêndoas :)
      Boa semana também para si.
      Beijos

      Eliminar
  4. Como de costume, o mérito é sempre mais da fotógrafa do que da peça em si. Fez uma composição muito conseguida com as amendoas e o prato, tudo em rosa, azul e branco, deixando entrever as florzinhas delicadas da Vista Alegre.

    O pratinho evoca o estilo de Sêvres, a marca francesa que a Vista Alegre sempre foi tomando por modelo ao longo da sua existência.

    Boa Páscoa e abraços lisboetas

    ResponderEliminar
  5. Olá Luís
    Embora não me admire, pois sei que é atento a estes pormenores, acho curioso que tenha reparado que a cor das amêndoas condiga com a dos pratos, pois, havia umas amêndoas cor de laranja, que estragavam por completo a fotografia:)Não dei logo por ela, mas quando percebi que eram as ditas amêndoas tratei de as catar e a foto ficou outra.
    Obrigada,pelos méritos que me reconhece e boa semana.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Ai Maria Paula, estas amêndoas fizeram-me lembrar as que eu gostava mesmo ... sim, que eu não sou tonto! hehehehehehe
    As que eu gostava mesmo eram as de licor, com delicados desenhos e decorações, e que eu tentava até ao último momento não lhe lançar o dente, mas ... o desejo era mais forte, e, ao fim de algum tempo, sentia o licor a escorrer pelos beiços ... lá se iam as delicadezas todas! Mas era por uma boa causa!
    No entanto, as pessoas, pelo preço a que as outras se vendiam (e vendem!), insistiam em dar-me destas que aqui mostra ... deixava-as intactas! Não era por aqui que os meus dentes se cariavam!
    Já não vou a tempo para lhe desejar uma boa Páscoa, mas desejo-lhe um bom período de trabalho, que já não será muito longo.
    E não lhe falei do pratinho, que é lindíssimo ... aliás, gosto muito dos pratos da VA deste período! Fazem lembrar outros tempos!
    Manel

    ResponderEliminar
  7. Claro que o comentário foi redigido em jeito de brincadeira, pois estas amêndoas são deliciosas e, hoje, não lhes resisto!
    Há coisas que vêm com a idade!
    Manel

    ResponderEliminar
  8. Manel! :)
    Bem sei a que amêndoas se refere no primeiro comentário! Creio que são mais pequenas do que a habituais, o que se compreende, pois amêndoas de tamanho normal, recheadas com licor, não dariam bom resultado:) Estas que aqui mostro são as tradicionais e as minhas preferidas, mas...também não desdenho as de chocolate:) Fala uma gulosa, mas só dos doces de épocas festivas, como é o caso da Páscoa e Natal. E aí, o Manel nem queira saber:) perco a cabeça, bem, não totalmente:) Para acabar com a situação, no fim destes almoços ou jantares distribuo a doçaria pela família, cortando o mal pela raiz enquanto aguardo cheia de juízo pela próxima :)
    Agradeço-lhe os votos de bom trabalho que este ano consegue estar um bocadinho suavizado.
    Uma boa semana para si

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigado pelo presente tao bonito.Fotografia e obejetos fotografados escolhidos com a sabedoria da alma....é da Maria Paula mesmo!!!!Parabens e votos de muita paz e felicedade.Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos
      Eu é que lhe agradeço o ter-me em tanta consideração.Gostei da expressão que utilizou "sabedoria da alma", muito bonita sem dúvida.
      Um abraço e que seja igualmente muito feliz.Apareça sempre.

      Eliminar