quinta-feira, 28 de março de 2013

Páscoa, amêndoas e porcelana


Para os que por aqui passarem, deixo uma mão cheia de amêndoas com votos de uma boa Páscoa ou, tão-somente, umas boas férias. Para as receber escolhi este prato de porcelana cuja única marca visível são três traços incisos na pasta. Misterioso portanto :)
 Atrever-me-ia a apontar a Vista Alegre como a sua possível origem, não se desse caso de ele ter sido comprado mercado das pulgas de Roma, o Porta Portese. Este facto leva-me a considerar esta hipótese como pouco provável, embora não impossível. Muitas peças da nossa Vista Alegre andarão por aí, espalhadas por muitos cantos e recantos.Para além disso, também sabemos como as fábricas se influenciavam umas às outras, utilizando muitas vezes os mesmos motivos.
Neste grande plano do motivo que decora a aba do prato, vê-se nitidamente a pincelada tipo tracejado que não me parece ter sido usada na V.A.
Este ano, resolvi não esperar que se comessem  todas as amêndoas para mostrar o fundo do prato que está decorado com um singelo círculo dourado.

O que torna este prato de dezanove centímetros de diâmetro, um pouco diferente do habitual é a espécie de pé que apresenta, deixando-o entre a forma de prato e taça e que mostro em baixo, acompanhado por um pequeno ramo de um arbusto que já deveria estar em plena floração, mas que, excecionalmente, este ano, ainda se encontra em botão. 

6 comentários:

  1. Muito boa a ideia de começar com as amêndoas e depois ir revelando o prato aos poucos. A última fotografia está um espanto e mostra mais uma vez os seus talentos nesta arte. A ideia de colocar o ramo de um arbusto em flor deu um toque japonês ao conjunto muito requintado.

    Quanto ao prato, há marcas da porcelana de Paris com três traços incisos e como sabe a Vista Alegre copiava de muito perto o chamado Vieux Paris.

    Também haverá muita porcelana italiana que nós não conhecemos.

    Bjos e boa páscoa

    ResponderEliminar
  2. Luís
    A última foto deu-me um certo trabalho pois não me queria ficar pela simples amostragem do prato, queria aliar-lhe uma certa beleza. Não me agradavam os vários fundos que fui arranjando até que surgiu este de que gostei. Pelos vistos andei no bom caminho, pois também lhe agradou :)
    Quanto ao prato, vá-se lá saber a sua origem. Mas, o mais provável é ser mesmo de alguma fábrica italiana.
    Bjs boa semana

    ResponderEliminar
  3. Maria Paula, olhe que o prato deve ser mesmo Vieux Paris, pois a pintura e a qualidade da peça levam-me a pensá-lo.
    Claro que não tenho certezas, mas essas marcas na parte de trás são típicas da proveniência francesa.
    Os meus parabéns pela qualidade da fotografia, mas não é para admirar, tal a qualidade a que nos habituou.
    E essas amêndoas de licor, ou de Paris, como a ela se referem muitas pessoas, fizeram-me lembrar as Páscoas da minha infância, onde era inundado delas. Já não lhe coloco o dente há vários anos :-(
    Um destes dias compro-as, apesar do preço proibitivo, mas é só para regressar a um tempo em que a vida se me apresentava descuidada
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manel
      Talvez o prato seja mesmo Vieux Paris; o vendedor bem me afirmava que era muito antigo e pedia uma exorbitância. Ele lá saberia. Não o comprei de imediato, mas depois de uma grande algaraviada, quase que mo ofereceu. Já saturada ofereci-lhe 10 euros e para meu grande espanto aceitou! Não faço a mais pequena ideia se foi muito ou pouco, mas, como as coisas valem também pelas boas recordações que nos trazem, não dou o dinheiro por mal empregue.
      Manel, estas amêndoas são muito boas mas prefiro as tradicionais, as ditas “tipo francês”. Comprei estas pois são muito fotogénicas :) e no fim claro….não lhes resisti.
      Obrigada pelo elogio à foto e à fotógrafa:)Um abraço e bom fim de semana

      Eliminar
  4. A Maria Paula está como eu, gosta de trazer este tipo de "recuerdos" dos lugares distantes por onde passa... e neste caso trouxe uma bela recordação!
    Este prato de pé baixo é lindo e antigo, mas não arrisco palpites quanto à proveniência.
    Ficou belíssimo em todas as fotos, desde a primeira com o colorido das amêndoas até à última com a delicada haste de flor da Páscoa sobre o vermelho intenso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria Andrade
    Pois claro! Páscoa é o nome do arbusto! E eu que não me consegui recordar, embora me tivesse esforçado! :) Só agora ao lê-la é que me recordei. Prega-nos cada partida este nosso cérebro:(

    Quanto aos recuerdos, quando vou de férias, faço sempre uma pesquisa pelos mercados e feiras de velharias mais próximos e marco no roteiro:) Quase sempre o cumpro, mas nem sempre compro, embora, sejam mais as vezes que de lá venha com qualquer coisa para a prateleira:)
    Este prato chamou a minha atenção porque o associei à Vista Alegre. Achei curioso ver ali, um motivo tão próximo dos motivos da VA, mas como não estava marcado percebi que seria mais um para o rol dos não identificados, embora agora, com a opinião do Manel, mesmo não tendo ele certezas, o retire dessa lista imaginária.
    Deu-me muito prazer fotografar este prato:) Perdi uma boa parte da manhã:)entre o arranjar a luz ideal e um cenário adequado à delicadeza da peça. Depois de ler as vossas opiniões penso que consegui:)
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar